Segundo Ibama e ICMBio, verde só vai voltar à Chapada em um ano

Profissionais do Ibama e do ICMBio estimam até 18 meses para a recuperação da vegetação rasteira do Parque Nacional, após incêndio. Responsáveis pela unidade calculam 10 anos para a regenaração completa da fauna e flora

 

Alto Paraíso (GO) – Vai demorar mais de um ano para o verde voltar a dominar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, após o maior incêndio da sua história. Iniciado no dia 17, ele só foi totalmente controlado ontem, graças ao esforço de mais de 200 profissionais, mais de 200 voluntários e a tão esperada chuva, que começou a cair na sexta-feira.

Enquanto as polícias e o Ministério Público Federal investigam a causa da tragédia, os órgãos de proteção ambiental estudam medidas de prevenção para evitar a repetição da tragédia. Eles anunciam a capacitação de mais brigadistas, a aquisição de mais equipamentos de combate ao fogo e um trabalho de conscientização dos moradores da região. A reserva, que recebe cerca de 60 mil visitantes por ano, segue sem previsão de reabertura ao público.
Até a noite de ontem, o fogo queimou 64 mil hectares, o equivalente a 26% da área total da unidade de conservação, que ocupa 240 mil hectares. Mas o estrago é bem maior. Somados os outros quatro incêndios iniciados e apagados desde 10 de outubro, foram queimados cerca de 75 mil hectares. Em todo o ano, o fogo consumiu 82 mil hectares. Mais do que toda a área antiga da reserva, que era 65 mil hectares. O tamanho da proteção foi ampliado por meio de portaria assinada pelo presidente da República, Michel Temer, em julho.
O balanço, no entanto, não leva em conta a área queimada fora do Parque Nacional. Fazendas e reservas particulares também sofrem com uma série de incêndios. Quarta-feira, o Vale da Lua, um dos mais famosos pontos turísticos da região, era o mais atingido. O fogo chegou a uma pousada vizinha, onde queimou um bangalô.

Caça e atropelamento

Breno Fortes/CB/D.A Press
Fonte: Correio Braziliense
COMPARTILHE AGORA:

Leia também