Médicos denunciam falta de marca-passo em hospital do DF

Oito pacientes estão na fila do Hospital de Base para cirurgia, diz profissional; aparelho produz impulso elétrico para estimular coração. Saúde afirma que ‘espera autorização para fazer compra’.

 

Por Marília Marques e Welington Valadão, G1 DF e TV Globo

 

Oito pacientes estão na fila do Hospital de Base para implantar marca-passo

Oito pacientes estão na fila do Hospital de Base para implantar marca-passo

Um médico que não quer ser identificado confirma que os últimos aparelhos foram usados há cinco dias. O especialista diz, ainda, que outros procedimentos como pontes de safena e ponte mamária “não estão sendo feitos por falta de materiais”.

“A gente vai ficar vendo paciente morrer? Isso não é de competência pra nós, a gente quer salvar. Agora, sem material, não vamos poder.”

Marca-passo, de mesmo modelo, está em falta em hospitais do DF, diz médico (Foto: TV Globo/Reprodução)Marca-passo, de mesmo modelo, está em falta em hospitais do DF, diz médico (Foto: TV Globo/Reprodução)

Marca-passo, de mesmo modelo, está em falta em hospitais do DF, diz médico (Foto: TV Globo/Reprodução)

A avó da auxiliar de cozinha Natália Oliveira está internada no Hospital de Base desde terça (14) para colocar um marca-passo. A neta disse não ter previsão de quando a cirurgia vai ser feita.

“A única coisa que a gente ouve de médico é que ‘será na semana que vem’ ,e essa semana nunca chega.”

A Secretaria de Saúde informa que já finalizou a licitação dos marca-passos, mas diz “esperar a autorização do Tribunal de Contas pra fazer a compra”. A pasta explicou, ainda, que enquanto o material não chegar os pacientes serão atendidos pelo Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, por meio de um convênio com o GDF.

COMPARTILHE AGORA:

Leia também