Sérgio Moro ganha apoio do povo brasileiro para botar corruptos na cadeia

Em menos de 24 horas após ter criado uma página no tuiter, alcançando mais de 400 mil seguidores no país, o ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro, já conta com uma enorme adesão popular em apoio ao seu projeto anticrime que será analisado pela Câmara dos Deputados. A proposta, segundo Moro, “são medidas simples, diretas e eficazes para enfrentar a corrupção, o crime organizado e crimes violentos (porque caminham juntos). Vou explicar nesse espaço várias delas”, escreveu ele no tuiter

Por Toni Duarte//RADAR-DF

O ministro da Justiça Sérgio Moro resolveu usar o tuiter para interagir com os brasileiros. Aderiu a mesma fórmula de Jair Bolsonaro que usou as redes sociais para conquistar 57.796.986 votos que o elegeu  presidente da República na eleição passada.

Se para o Capitão as redes sociais foi fator decisivo para a sua vitória, para o ex-juiz Sérgio Moro, que mandou muitos corruptos para a cadeia, com a operação Lava-Jato, o tuiter será a ferramenta para interagir com o povo.

O objetivo é pressionar o Congresso Nacional para aprovar o seu projeto que aterroriza alguns  deputados e senadores bandidos que se abastecem com o dinheiro público.

O pacote anticrime foi assinado por Bolsonaro em cerimônia no Planalto e entregue, pessoalmente, por Moro e outros cinco ministros, entre eles o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

No tuiter, o ministro Sérgio Moro escreveu que algumas medidas são bem simples.

“Mudamos o art. 185 do CPP para que a audiência por videoconferência do réu preso passe a ser a regra e não mais exceção. Objetivo, evitar deslocamentos desnecessários de presos aos fóruns”.

Ele também escreveu que é preciso mudar a lei para ajudar os juízes em suas decisões. No total, o pacote é composto por dois projetos de lei e um projeto de lei complementar que alteram 14 leis como o Código Penal (Decreto-lei 2.848/40), o Código de Processo Penal (CPP, Decreto-lei 3.689/41), a Lei de Execução Penal (7.210/84), a Lei de Crimes Hediondos (8.072/90), o Código Eleitoral (4.737/65).

“Quem já fez audiência por videoconferência (fiz muitas), sabe que ela não tem nenhum problema. Todos os direitos do preso, de ter o seu dia na Corte (ainda que por videoconferência), são preservados”, sustenta Sérgio Moro.

Ele esclarece ainda a população brasileira pelo tuiter que o deslocamento de presos ao fórum tem um custo elevado e coloca os policiais em situação de risco. Ele apontou que o Estado de São Paulo gastou mais de 71 milhões com escoltas de presos em 2018. O Espírito Santo, mais de 13 milhões. Pernambuco, mais de 10 milhões.

Sérgio Moro afirma na sua página que resolveu aderir o tuiter para explicar a população brasileira a importância do projeto de lei anticrime, além das medidas executivas em andamento no Ministério da Justiça.

“Resolvi aderir ao tuiter pois é um instrumento poderoso de comunicação. A ideia é divulgar os projetos e as propostas do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, disse.

Se você ainda não é um seguidor, ENTÃO SIGA AQUI o Moro no tuiter e saiba o que pensa o ministro sobre o combate a corrupção. O Radar já o segue!

COMPARTILHE AGORA:

Leia também