MENGÃO COM AS MÃOS NA TAÇA

VITÓRIA POR 2 A 0 DÁ AO RUBRO-NEGRO A VANTAGEM NO PROXIMO JOGO

*Por Ricardo Noronha

Campeonato Carioca fraco e confuso

2019 mostrou um campeonato carioca confuso. Um vai e vem de “classificados” com a nítida impressão de favorecer este ou aquele clube. Dividido em Taça Guanabara, Taça Rio e, por fim, Carioca, o torcedor chega a final sem entender o mérito utilizado pela Federação Carioca de Futebol, macumunada com escândalos de desvio de dinheiro, tanto das rendas obtidas nas bilheterias do Maracanã, das vendas de publicidade e transmissão exclusiva, quanto da aliança que mantem a anos com a Rede Globo de Televisão, além, claro, da escandalosa CBF, conhecida como “antro de corrupção do Futebol Brasileiro”.

Os times que disoputaram o carioca 2019

Botafogo, Bangu e Fluminense foram apenas coadjuvantes. Os demais times que disputaram o campeonato carioca deste ano serviram apenas para ENCHER LINGUIÇA.

Para aliviar minha consciência: ABEL BRAGA é técnico do Flamengo ou do FLUMINENSE? Essa foi a impressão que passou durante todo o campeonato. Acorda Nação Rubro-negra!

*Ricardo Noronha é jornalista e comentarista esportivo

O site GE, da Globo, traz uma síntese da história de combates entre Flamengo e Vasco. Retrospecto completo do chamado Clássico dos Milhões.

Acompanhe:

Na decisão da Taça Rio, o assunto que mais rendeu e virou polêmica nas redes sociais foi: qual o tamanho do jejum do Vasco em finais de turnos contra o Flamengo? O GloboEsporte.com mostrou o retrospecto completo do Clássico dos Milhões no Carioca e a diferença para jogos que definiram títulos através de pontos corridos ou triangulares. Mas considerando apenas finais propriamente ditas de campeonatos, como ficaria?

Vasco e Flamengo iniciam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, a 10ª final entre eles na história. Não estranhem, torcedores, nós não erramos a conta. Embora os clubes sejam centenários, só começaram a se encontrar em decisões de campeonatos em 1981. Agora, o Rubro-Negro vai buscar aumentar ainda mais o amplo retrospecto favorável, enquanto o Cruz-Maltino, que só foi campeão sobre o rival uma vez, tentará acabar com um jejum de 31 anos.

Relembre todas as finais entre Flamengo e Vasco:

1981 – Flamengo campeão

00:00/01:50

Em 1981, Flamengo derrota o Vasco por 2 a 1 pela final do Campeonato Carioca

Em 1981, Flamengo derrota o Vasco por 2 a 1 pela final do Campeonato Carioca

O Flamengo chegou à final com a vantagem de poder empatar um jogo para ser campeão, pois conquistou dois dos três turnos daquele campeonato. O Vasco, que chegou à decisão precisando ganhar as três partidas, até venceu as duas primeiras, mas perdeu a derradeira em um jogo que ficou marcado pelo ladrilheiro rubro-negro que invadiu o campo no fim para esfriar a reação.

1986 – Flamengo campeão

00:00/03:15

Em 1986, Flamengo é campeão carioca

Em 1986, Flamengo é campeão carioca

O Flamengo chegou à final como campeão da Taça Rio para a decisão do Carioca, prevista em uma melhor de quatro partidas – mas nem precisou da última. O Vasco, que havia vencido a Taça Guanabara, deu trabalho e empatou os dois primeiros jogos muito truncados e sem gols. Só que no terceiro duelo, o Rubro-Negro furou o bloqueio vascaíno e conquistou o título.

1988 – Vasco campeão

00:00/01:54

Histórias Cariocas: Cocada garante título ao Vasco

Histórias Cariocas: Cocada garante título ao Vasco

O Vasco chegou à final em vantagem por ter conquistado dois dos três turnos em disputa. A decisão seria em uma disputa melhor de quatro partidas, mas o Cruz-Maltino só precisou de duas para ficar com o troféu: já havia vencido o primeiro jogo e repetiu a dose no segundo, naquele famoso gol de Cocada. É até hoje o único título do clube em finais contra o seu arquirrival.

1999 – Flamengo campeão

00:00/01:16

Rodrigo Mendes lembra do gol marcado contra o Vasco na final do Carioca de 1999

Rodrigo Mendes lembra do gol marcado contra o Vasco na final do Carioca de 1999

Campeão da Taça Guanabara, o Flamengo chegou à final sem vantagem para enfrentar o Vasco, ganhador da Taça Rio, em uma decisão em dois jogos. No primeiro, o placar terminou empatado. Porém, na segunda partida, o Rubro-Negro ganhou com aquele famoso gol de Rodrigo Mendes. Foi o início do inédito tricampeonato em cima do arquirrival.

2000 – Flamengo campeão

00:00/03:58

Em 2000, Flamengo vence o Vasco por 2 a 1 e é campeão carioca

Em 2000, Flamengo vence o Vasco por 2 a 1 e é campeão carioca

Se no ano anterior o Flamengo havia vencido a Taça Guanabara, em 2.000 chegou à final como campeão da Taça Rio e também sem vantagens para a decisão em ida e volta contra o Vasco, ganhador do primeiro turno. Mas o Rubro-Negro atropelou já na primeira partida, e na segunda voltou a vencer o seu maior rival. Era o bicampeonato que ainda viraria tri.

2001 – Flamengo campeão

00:00/04:25

Em 2001, Flamengo vence o Vasco por 3 a 1 e é campeão carioca

Em 2001, Flamengo vence o Vasco por 3 a 1 e é campeão carioca

Novamente campeão da Taça Guanabara, o Flamengo chegou para a decisão sem nenhuma vantagem e perdeu o primeiro jogo para o Vasco, ganhador da Taça Rio. Na partida derradeira, o Rubro-Negro precisava vencer por dois gols de diferença e conseguiu com um gol inesquecível para os rubro-negros: aquele de falta de Petkovic no finalzinho, que valeu o inédito tricampeonato.

2004 – Flamengo campeão

00:00/03:06

Em 2004, Jean marca três gols sobre o Vasco e o Flamengo é campeão carioca

Em 2004, Jean marca três gols sobre o Vasco e o Flamengo é campeão carioca

Sob comando do atual técnico, Abel Braga, o Flamengo chegou à decisão daquela vez como campeão da Taça Guanabara. O formato ainda era o mesmo, com dois jogos contra o ganhador da Taça Rio, que foi o Vasco. E o Rubro-Negro, que já havia vencido a partida de ida, repetiu a dose na de volta com três gols de Jean, único atacante a fazer hat-trick em decisão de Cariocas.

2006 – Flamengo campeão

00:00/03:27

Em 2006, Flamengo vence o Vasco por 1 a 0 e conquista a Copa do Brasil

Em 2006, Flamengo vence o Vasco por 1 a 0 e conquista a Copa do Brasil

Esta foi até hoje a única final entre Flamengo e Vasco fora do Estadual. Naquele ano, pela primeira vez na história, a Copa do Brasil era decidida por um clássico regional. E melhor para o Flamengo, que mesmo sem vantagem venceu os dois jogos contra o Vasco de Valdiran.

2014 – Flamengo campeão

00:00/07:10

Em final polêmica contra o Vasco, Flamengo conquista o Campeonato Carioca

Em final polêmica contra o Vasco, Flamengo conquista o Campeonato Carioca

Lá se vão cinco anos da última final de campeonato com o Clássico dos Milhões. E também foi a mais polêmica. Na época, o Flamengo tinha a vantagem de jogar por dois empates na grande decisão por ter sido campeão da Taça Guanabara. E foi o que aconteceu, só que com um gol irregular de Márcio Araújo, em impedimento, nos acréscimos.

FONTE: GE (Globo Esporte)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *