Profanação: sacrário de igreja do DF é roubado com hóstias consagradas

O furto na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, na Asa Norte, aconteceu em pleno domingo de Páscoa (21/04/2019). Peça custa cerca de R$ 20 mil

Eric Zambon/Metrópoles

O sacrário da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, na 702 Norte, no Plano Piloto de Brasília, foi roubado em pleno domingo de Páscoa (21/04/2019). Segundo o pároco Kazimerz Wojno, chamado pela comunidade de padre Casemiro, a peça foi doada há 20 anos e tem valor estimado em R$ 20 mil.
Funcionários da paróquia afirmam que as portas estavam fechadas e especulam que o autor do crime tenha tido acesso a uma chave, pois uma das entradas laterais amanheceu destrancada. “O que mais chateia a gente é o sentimento, porque foi um presente para nós”, lamentou o sacerdote.



No entanto, mais do que o valor financeiro, padre Casemiro destacou a importância do conteúdo do tabernáculo. No interior, havia uma âmbula com cerca de 70 hóstias consagradas, que são o corpo de Jesus Cristo aos católicos. Ele destacou que a igreja foi fechada por volta das 14h, após a missa das 11h.

Segundo o clérigo, apesar do alto valor da peça, o verdadeiro motivo do roubo pode não ter sido o possível ganho comercial. “Tem o sentido de profanação. Existem pessoas que fazem essas coisas”, lamentou o pároco. Ainda pesa para ele o fato de o assalto ter acontecido no domingo de Páscoa, a maior festividade da Igreja Católica, que marca a ressurreição de Jesus.

Durante a celebração das 18h desta segunda (22/04/2019), padre Casemiro, que tem origem polonesa, pediu doações para a igreja comprar outro sacrário. “Este foi comprado na Itália, em uma loja especializada no Vaticano. Precisamos de outro. Cristo merece”, apelou aos fiéis. Ele contou ao Metrópoles ter buscado o tabernáculo pessoalmente e o instalado na paróquia.

Não foi a primeira vez que a igreja foi vítima de vandalismo. No fim do ano passado, as caixas de som foram roubadas e o padre ordenou, então, que fossem colocadas em um ponto mais alto, próximo aos vitrais.

O sacrário pesava de 50 a 70 quilos. Por isso, o presbítero acredita que pelo menos duas pessoas devam ter entrado para carregá-lo. Ele afirma ter registado boletim de ocorrência na 5ª Delegacia de Polícia e pede orações de desagravo para resgatar o item levado e perdoar os ladrões.

Fonte: METROPLES

COMPARTILHE AGORA:

Leia também