CAMPANHA CONTRA O FEMINICÍDIO GANHA PRÊMIO INTERNACIONAL

Feminicídio é premiada em festival de Cannes

Por Cláudio Ulhoa – 21 de junho de 2019

“Você tem voz”, projeto publicitário para ajudar no combate à violência contra mulher, ganhou na categoria Entertainment for Music

O tradicional Festival de Publicidade de Cannes premiou uma campanha publicitária brasileira de combate às agressões às mulheres. O Leão de Ouro, na categoria Entertainment for Music, chamava-se “Você tem voz” e foi realizada Ministério dos Direitos Humanos do Governo Federal.

O atual secretário de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), Gustavo Rocha, então à frente do MDH, em 2018, festejou. “Ficamos felizes pelo reconhecimento desta nossa luta para superar essa triste realidade de violência contra a mulher. Melhoramos as leis de proteção e aperfeiçoamos os canais de denúncia para que essa ação não seja inglória”, afirmou.

A criação da campanha é da Artplan e divulga o canal de denúncia, 180. A campanha se classificou em três categorias em Cannes: Artist as, a Brand/Cause Ambassador, Use of Original Composition e Artist Content for Brand/Cause.

Lançada pela cantora sertaneja Naiara Azevedo, a música “Coração pede socorro” possui uma letra ambígua: os versos parecem ser de amor, mas, na verdade são sobre violência.

Ligue 180 – Por meio de ligação gratuita e confidencial, esse canal de denúncia do  Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, no Brasil e em outros 16 países: Argentina, Bélgica, Espanha, EUA (São Francisco e Boston), França, Guiana Francesa, Holanda, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Noruega, Paraguai, Portugal, Suíça, Uruguai e Venezuela. O serviço também é oferecido por e-mail ([email protected]), aplicativo Proteja Brasil e Ouvidoria Online.

Atendimento no DF

A Sejus conta na sua estrutura com uma subsecretária de Apoio a Vítimas de Violência (Subav), responsável pelo Pró-Vítima, programa de atendimento de psicologia e de assistência social, voltado a vítimas de violência doméstica, intrafamiliar, psicológica, física, sexual e institucional.

Ao ingressarem no programa, as vítimas são acolhidas e orientadas sobre seus direitos socioassistenciais, além de participarem de sessões de terapia de apoio individual, com foco na violência vivenciada, para o restabelecimento do equilíbrio mental e emocional.

Os serviços do Pró-Vítima são gratuitos, para todas as pessoas, independentemente de idade, identidade de gênero, condição social, não havendo necessidade de comprovação de hipossuficiência econômico-financeira.

A vítima de violência pode buscar os núcleos de atendimento de forma espontânea ou ser encaminhada por instituições e/, ou autoridades públicas, assim como por amigos, parentes ou pessoas da comunidade.

A Subav também promove a Feira de Talentos com estímulo às mulheres vítimas de violência para promover seu empoderamento, melhorar sua auto-estima e sua condição financeira.AGÊNCIA BRASÍLIA

COMPARTILHE AGORA:

Leia também