PACCO BRITO VAI AO PARANOÁ INAUGURAR BIBLIOTECA

Vice-governador Paco Britto reinaugura biblioteca pública do Paranoá

Espaço esteve de portas fechadas por quase um ano. Revitalizado, há expectativa de rotatividade de duas mil pessoas por mês

LUCÍOLA BARBOSA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

O vice-governador Paco Britto participou da inauguração da biblioteca pública do Paranoá, durante o evento Domingo da Gente. Fotos: Vinícius de Melo / Agência Brasília.

Os moradores do Paranoá amanheceram em festa neste domingo (23). A biblioteca pública Professor Jadir Soares dos Reis foi reinaugurada após quase um ano desativada. A solenidade contou com a participação do vice-governador Paco Britto e sua esposa, Ana Paula Hoff. Ela foi convidada para ser madrinha do espaço. A abertura da cerimônia contou o Hino Nacional executado pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF).

Em nome do governador Ibaneis Rocha, Paco Britto parabenizou a iniciativa e pediu zelo pelo novo local: “Cuidem dessa biblioteca, pois ela é da população do Paranoá e do Distrito Federal”. Ele se referiu aos livros como “um amigo sábio com experiência de vida e que pode levar cada um de nós a ter uma vida melhor, a conhecer melhor a nós mesmos e ao mundo”.

Durante discurso, Ana Paula falou sobre conhecimento e liberdade. “Contem sempre comigo, pois esse é um ambiente em que todos aprendem a crescer de maneira mais livre, que recebem conhecimento para que possa formar sua própria opinião sobre as coisas, sem depender de mais ninguém. Que vocês possam usufruir dessa liberdade”, desejou.

A biblioteca foi criada em 2001 pela Administração Regional do Paranoá, mas passou quase um ano de portas fechadas. Agora, o espaço ganha novos ares com completa revitalização. À população, foi destinada uma quadra de vôlei de areia instalada ao lado do prédio. Segundo o administrador regional Serginho Damaceno, haverá aulas gratuitas para as crianças. Elas serão ministradas pelo profissional de Educação Física Léo Santos, que também é técnico de vôlei de praia.

Falando publicamente pela primeira vez como secretário de Governo, José Humberto afirmou, após conversa reservada com o vice-governador, que se reunirá com a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) “para buscar a viabilidade de um projeto de leitura nos ônibus”. A solenidade também contou com participação do secretário das Cidades, Gustavo Aires.

Biblioteca

O ambiente, que foi revitalizado em tempo recorde com o apoio da iniciativa privada, conta com sistema de ar condicionado, Wi-Fi gratuito e iluminação com lâmpadas de led. As estantes e as mesas, por exemplo, foram disponibilizadas pelo GDF, por meio da Secretaria de Cultura. No local, 30 estantes comportam mais de 10 mil livros, tornando esse o maior acervo desde a inauguração. A expectativa é que a rotatividade seja de dois mil alunos por mês.

Cerca de 15 colaboradores realizaram trabalho voluntário, desde a pintura até o paisagismo. Além disso, voluntários da comunidade auxiliam na organização e conservação do ambiente. A presidente da Associação de Idosos de Itapuã doou três mil livros à biblioteca pública.

O nome emprestado à biblioteca é em homenagem ao primeiro diretor de escolas do Paranoá, professor Jadir Soares dos Santos, que atuou por muitos anos e se tornou parte da história da cidade. Conhecedor dessa história, o publicitário e também jornalista Klerysson Rodrigues, 38 anos, opinou sobre a biblioteca.

“É de extrema importância tê-la, pois ajuda na cultura e na educação”, disse, olhando para a filha Kayane, 12 anos, estudante de escola local, que também foi conferir de perto essa novidade. Já para a presidente do Centro de Convivência do Idoso, Josefa Soares, conhecida como “Zefinha”, 93 anos, a nova biblioteca “caiu do céu”.

Domingo da Gente 

Neste domingo, o evento teve programação variada de atividades e entretenimento para toda família em uma edição do “Domingo da Gente”. O projeto foi aberto ao som do Hino Nacional, executado pela Banda dos Fuzileiros Navais. Na ocasião, as famílias apreciaram exposições como caminhões e veículos da Marinha, do Exército e do Corpo de Bombeiros; de carros antigos; além de brinquedos infláveis variados para a alegria da criançada.

A vendedora Daniele da Conceição Santos, 29 anos, assistiu à missa e correu para o local, com a família, para aproveitar o dia. “Tudo muito interessante. Aproveito para me divertir e conhecer”, disse, referindo-se às exposições locais.

Benfeitorias

E foi nesse clima de festa que o administrador regional anunciou, emocionado, novas benfeitorias para a cidade. Ele afirmou que, nesta semana, o governador estará na região para formalizar as melhorias na rodovia, que diminuirá em até cinco quilômetros a distância entre as vias que ligam a cidade até a nova barragem. Serginho Damaceno disse ainda que foi implantada uma central de projetos onde atuam 18 profissionais da área de engenharia.

Na oportunidade, a madrinha Ana Paula ganhou um vaso com orquídeas. A lembrança reforçou a ideia do projeto que sinaliza Brasília como a capital das orquídeas, cujo intuito é transformá-la em um orquidário a céu aberto.

Fonte: Agência Brasília

COMPARTILHE AGORA:

Leia também