GDF acredita que moradias no Setor Comercial Sul podem trazer melhorias à região

Proposta que integra o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) ainda está sob análise do Iphan. Estacionamento rotativo também compõe os planos do governo

Por Laísa Lopes

Além das atividades de comércio e serviços oferecidos no Setor Comercial Sul (SCS), o Governo do Distrito Federal possui propostas que podem valorizar a região. Uma delas é a inclusão de até 25% de moradias em alguns prédios. A sugestão habitacional faz parte do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub), que trata sobre as regras de uso e ocupação das áreas tombadas da capital federal.

De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), a proposta ainda está em análise pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Caso obtenham parecer seja positivo, o próximo passo será uma audiência pública para tratar sobre o assunto. 

O Setor Comercial Sul passa por diversos problemas como mobilidade, falta de revitalização e alto índice de usuários de drogas e moradores de rua. Mas segundo a secretária executiva da Seduh, Giselle Moll, a inserção de moradias reduziria alguns desses transtornos. “Uma área não pode ser monofuncional. Até para que haja uma dinâmica melhor e mais humanizada, a região teria menos espaços ociosos, principalmente à noite e aos finais de semana”, afirma.  

Estacionamento rotativo

Diariamente, o Setor Comercial Sul recebe cerca de 150 mil pessoas. E, por possuir uma localização próxima a várias empresas, muitos optam por deixar o carro estacionado no local. O problema é que quem chega pouco depois do horário de pico, não encontra mais vagas. E o local só esvazia quando o expediente acaba. 

Diante disso, outra proposta do governo é a instalação da chamada zona azul, onde se paga para usar o estacionamento por um determinado período. A medida visa estimular o uso de transporte público e reduzir o volume de carros. A proposta prevê também, que esses estacionamentos sejam administrados por meio de parceria público-privada.

COMPARTILHE AGORA:

Leia também