Ação integrada das forças de segurança já mostra efeitos

Número de homicídios caiu 12,3% entre janeiro e junho. Delegacias agora ficam abertas 24h 

AGÊNCIA BRASÍLIA

A abertura das Delegacias 24 horas foi um dos principais marcos da gestão da Secretaria de Segurança Pública (SSP) durante os primeiros seis meses de governo. As DPs funcionavam em horário reduzido, geralmente das 9h às 19h, por não terem uma estrutura que garantisse um bom atendimento à população. 

Os índices gerais de segurança também tiveram uma melhora significativa neste primeiro semestre devido a uma série de ações integradas da Polícia Civil e Militar; Corpo de Bombeiros; Departamento de Trânsito, Casa Militar, Sistema Penitenciário etc. 

O número de homicídios diminuiu 12,3%, entre janeiro e junho, em comparação ao ano passado. O homicídio tentado teve queda de 5,2%.

“A integração tem sido fundamental. Isso é colocar o interesse público em primeiro lugarAnderson Torres, secretário de Segurança Pública

Houve uma redução no roubo em comércio, a posto de combustível, em residência e coletivo, respectivamente, 34,7%, 31,6%, 31,5%, 24,6%. Os casos de estupro passaram de 133 para 121, uma diminuição de 9%.    

Segundo o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, este resultado foi possível devido a gestão compartilhada com os outros órgãos e a autonomia dada pelo governador Ibaneis Rocha. 

DF registra o menor número de assassinatos dos últimos 15 anos

Correio Braziliense

Com 498 casos, a capital registrou uma queda de 15,7% na quantidade de homicídios de 2017 para 2016. Proporcionalmente ao número de habitantes, é o menor número de ocorrências em 29 anos. Também diminuíram os latrocínios (roubos com morte)

O número de pessoas assassinadas na capital caiu em 2017. Foram 498 contra 591 em 2016. Uma queda de 15,7%. O menor número de ocorrências dos últimos 15 anos — em 2002, houve 497 mortes. Proporcionalmente ao número de habitantes, a quantidade de homicídios no ano passado é a menor em quase três décadas. Houve 16,3 casos para cada grupo de 100 mil moradores. Em 1988, a taxa foi de 15,2.

Com 36 registros em 2017, também diminuíram os latrocínios (roubos com morte). São 18,2% a menos do que em 2016, quando houve 44. Os dados, obtidos com exclusividade pelo Correio, estão no mais recente balanço criminal da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

“Isso é resultado de uma política de segurança integrada, do trabalho incansável da Polícia Militar, da Polícia Civil, com o apoio do Corpo de Bombeiros e do Detran. É uma conquista da sociedade brasiliense e é um desafio para o governo para continuar reduzindo esses indicadores”, ressaltou o governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

Fontes: Agencia Brasilia e Correio Braz iliense

COMPARTILHE AGORA:

Leia também