Hoje é Dia Mundial do Rock

Hoje, 13 de julho, o mundo homenageia o ritmo musical mais revolucionário e querido de todos: o Rock’n Roll. O Rock não é só um gênero musical, é um estilo de vida. 

E como surgiu o Dia Mundial do Rock? A data surgiu quando o primeiro Live Aid foi celebrado, em 1985. O evento foi um festival de música beneficente, destinado a arrecadar fundos para as vítimas da fome na África, principalmente na Etiópia, e aconteceu simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. É considerado até hoje um dos maiores e mais importantes concertos de rock de todos os tempos, e foi organizado por Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats. Mas temos que lembrar que a sugestão da data foi dada pelo músico, produtor e multi-instrumentista Phil Collins, que participou dos dois shows.

O Live Aid, que foi transmitido pela BBC para todo o mundo, tornou-se marcante, pois contou com a presença de músicos e bandas como Paul McCartney, The Who, Elton John, Boomtown Rats, Adam Ant, Ultravox, Elvis Costello, Black Sabbath, Run DMC, Sting, Brian Adams, U2, Dire Straits, David Bowie, The Pretenders, The Who, Santana, Madona, Eric Clapton, Led Zeppelin, Duran Duran, Bob Dylan, Lionel Ritchie, Rolling Stones, Queen, The Cars, The Four Tops e Beach Boys. 

Além de épico no cenário musical, o festival ainda contou com uma característica que fez com que todos os participantes fizessem a diferença não só na música, pois toda a renda arrecadada durante os shows, cerca de U$ 100 milhões de dólares, foi revertida para fundos de combate à fome e à miséria na África.

Vida eterna ao Rock!

*Luciano Lima é historiador, jornalista, radialista, músico e produtor cultural.

COMPARTILHE AGORA:

Leia também