Não me pertube! Site permite que consumidores bloqueiem ligações de telemarketing

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Plataforma ‘Não me perturbe’ passou a funcionar na terça-feira (16) e conta com mais de 620 mil cadastros

Por Laísa Lopes

Com o intuito de conter chamadas indesejadas feitas pelos prestadores de serviços de telecomunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), lançou na terça-feira (16/7) a plataforma Não Me perturbe (inserir link https://www.naomeperturbe.com.br/).

Os interessados devem realizar o cadastro no site (link https://www.naomeperturbe.com.br/) e, em até 30 dias, contados da data do cadastramento, haverá a suspensão das chamadas indesejadas. Caso a medida seja descumprida, as prestadoras de serviço podem ser multadas em até R$50 milhões.

É possível bloquear ligações com ofertas de serviços de telefonia, TV por assinatura e internet das empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Telefônica/Vivo e TIM, que desenvolveram a plataforma em parceria com a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom).

O presidente da Anatel, Leonardo de Morais, acredita que o cadastro seja um primeiro passo para resguardar os direitos dos consumidores. “É uma ferramenta necessária, já que estávamos observando um crescimento acentuado desse tipo de prática. A Anatel, que iniciou as discussões sobre o tema ainda em 2018, agora irá monitorar de perto como a lista está sendo implementada e a efetividade da medida. Queremos garantir aos consumidores de telecomunicações o direito de não serem incomodados pelos seus fornecedores”, afirma Morais.

Cadastro

A inscrição na plataforma é simples. Basta criar um login com senha e cadastrar também o número do CPF. Depois é só cadastrar o número do telefone e a prestadora de serviços que deseja. É possível cadastrar mais de uma linha.

Cansada de receber diversas ligações por dia, a funcionária pública Aline Gonçalves fez o cadastro na plataforma na tentativa de não ser mais incomodada. “Chego a receber oito ligações por dia de uma operadora de telefonia, é chato e inadequado, então não os atendo mais. Mas acho que vai resolver, vamos aguardar” conclui. De acordo com Aline, o único problema é a lentidão do site no momento do cadastro.

“Eles ligam para oferecer serviço que não preciso e nem solicitei. Depois que assinei um plano de telefonia, a concorrência me liga bastante. Por isso decidi fazer o meu cadastro no site”, diz o advogado Fábio Machado, que também possui expectativas referentes ao “Não Me Perturbe.

Até as 17h do dia em que a plataforma foi lançada (16/7), o site havia registrado cerca de 620 mil cadastros.  

Segundo dados da Anatel, de janeiro de 2016 a junho de 2019, foram registradas na Agência 86.493 reclamações referentes a ligações indesejadas, distribuídas da seguinte forma:


Laísa Lopes é jornalista/sosbrasilia
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