Veja a programação do sábado na Colônia de Férias do Jardim Botânico

Os orientadores prepararam para a criançada espetáculo de mágica, passeio de trenzinho e até aula de yoga. E tudo de graça

AGÊNCIA BRASÍLIA *

O Jardim Botânico de Brasília preparou para este sábado (20) uma série de atividades para a criançada. A Colônia de Férias do JBB pretende levar diversão e conhecimento aos visitantes com espetáculo de mágica, passeio de trenzinho com uma dinâmica de imersão no Cerrado e aula de yoga. Isso sem falar na exposição de animais taxidermizados e teatro de fantoches que o Zoológico está preparando para os pequenos.

Veja a programação 

10h – Espetáculo de mágica e contação de histórias

Resultado de imagem para jardim botânico de brasília

O mágico Onildo Junior vai apresentar o show Mala Amarela, que une magia e contação de histórias. A participação do público é fundamental! O show será no Centro de Visitantes.

11h – Aula de Yoga

A prática, além de fortalecer os ossos e músculos, desenvolve a coordenação motora, ajuda a manter a calma e concentração e aumenta a autoestima. A atividade, oferecida pela Escola Internacional de Yoga de Brasília, será no Jardim Japonês.

11h e 15h – Passeio de trenzinho

A atividade será bem diferente no sábado. Os educadores ambientais vão desenvolver um jogo interativo para valorizar a fauna e a flora do Cerrado e mostrar às crianças a importância da preservação do meio ambiente. O trem sai do Centro de Visitantes em direção ao Cerratenses (Centro de Excelência do Cerrado), onde acontecerá a dinâmica.  E mesmo não tiver espaço no trem, os interessados poderão se dirigir ao espaço para participar da caça aos tesouros.

9h às 14h – Exposição de animais taxidermizados e Teatro de Fantoches

O Zoológico será parceiro da Colônia de Férias do JBB e preparou uma exposição especial de animais taxidermizados. Além disso, haverá teatro de fantoches chamar a atenção das crianças sobre a temática ambiental. Tudo isso estará no Parquinho Infantil!

Com informações do Jardim Botânico de Brasília

Resultado de imagem para jardim botânico de brasília

Pesquisa Google:

A fundação do Jardim Botânico de Brasília aconteceu no dia 08 de março de 1985. Uma curiosidade é que apesar de esse espaço ter a sua área delimitada desde o planejamento de Brasília, só veio a ser terminado por completo e inaugurado 25 anos após a inauguração da cidade, em 1960.

Esse é um Jardim Botânico único, pois é um lugar em que existe um ecossistema predominado pelo Cerrado. A área total desse parque é de 5 mil hectares, e 526 hectares estão abertos a visitação.

Resultado de imagem para jardim botânico de brasília
Projeto Foto Stradalago_no_jardim_botanico. lago_no_jardim_botanico



Nesse espaço que pode ser visitado, é possível encontrar plantas nativas e exóticas que estão devidamente identificadas. A trilha ecológica também é um dos principais atrativos do parque, com cerca de 4.500 metros. Nesse espaço da trilha é possível conhecer diversas atrações como:

-Anfiteatro;
-Área de piquenique;
-Biblioteca da natureza;
-Bosque dos Ipês;
-Bosque Kyoto;
-Centro de visitantes;
-Casa de chá;
-Espaço Guido Pabst, com coleção de orquídeas nativas e exóticas;
-Jardim em movimento;
-Mirante;
-Museu de história natural.

Os outros 4.429,63 hectares têm a ocupação da Estação Ecológica Jardim Botânico de Brasília (EEJBB), cuja administração é feita pelo Jardim Botânico.

Resultado de imagem para jardim botânico de brasília

Em um local que está bem no meio do cerrado, é natural que a fauna e a flora também sejam típicas dessa região, o que acrescenta um ar diferenciado ao parque.

Porém, além disso, o Jardim Botânico de Brasília também é bastante conhecido pelas suas atividades ecológicas, de lazer e cultura. Existem diversos programas educacionais que visam disseminar essas ideias, conceitos e valores.

Também existe um núcleo de estudos científicos, que trabalha em conjunto com o ambiente visando desenvolver novos estudos e teorias. 

A Vegetação 

Resultado de imagem para jardim botânico de brasília



A vegetação é bastante interessante, pois é típica de Cerrado. Além disso, no parque é possível encontrar áreas de cerrado stricto sensu, vereda, campo sujo, campo limpo, mata de galeria e campo de murunduns. 

A Fauna 

Resultado de imagem para jardim botânico de brasília



A fauna é bastante variada e, em geral, os animais do Cerrado vivem na Estação Ecológica do parque. Um dos pontos mais interessantes é que nesse parque é possível encontrar alguns animais que estão ameaçados de extinção, como : veado-campeiro, tamanduá-bandeira, tatu-canastra. 

Existe também uma grande variedade de aves que podem ser observadas com grande frequência, como os papagaios, tucanos, carcarás e seriemas.

A Visitação

Resultado de imagem para jardim botânico de brasília



A visitação ao Jardim Botânico de Brasília está aberta de segunda a sexta das 13h30 às 17h30. Nos sábados, domingos e feriados o horário é das 9h às 16h30. Você pode aproveitar para comprar mudas de plantas ornamentais, nativas e medicinais.

Também é possível comprar chás, potes com ervas, livretos explicativos, mel, cartazes, adesivos e camisetas. Todos os produtos são personalizados, o que pode ser uma recordação para você se lembrar sempre do passeio.

A infraestrutura conta também com um centro de informações, jardim dos cheiros, orquidário, Centro Irradiador de Tecnológica Apícola, horto medicinal e modelo filogenético.

Resultado de imagem para jardim botânico de brasília


O parque fica no Lago Sul a SMDB conj. 12.

Telefone : (61) 3366-2141.

COMPARTILHE AGORA:

Leia também