Flamengo x Botafogo: Jesus e Barroca ainda buscam resultados como respaldo para novas ideias

Novidades da temporada fora de campo, treinadores, com estilos e experiências bem diferentes, têm em comum o fato de pregarem o bom futebol e perseguem a regularidade

Por Fred Gomes e Marcelo Baltar — Rio de Janeiro

Flamengo x Botafogo: Jesus e Barroca ainda buscam resultados como respaldo para novas ideias

Info Esporte

Um é carioca, de 37 anos, e pela primeira vez está à frente de um time profissional. Falante e agitado nos treinos, mostrou-se um entusiasta da posse de bola e do jogo pautado pela coragem. O outro é português, tem 65 anos, por vezes polêmico e já comandou mais de uma dezena de clubes, em três continentes. Em comum, além de pregarem o bom futebol, o fato de serem as principais novidades do futebol carioca fora de campo.

Com estilos bem diferentes, Jorge Jesus e Eduardo Barraca assumiram, respectivamente, Flamengo e Botafogo, há relativamente pouco tempo. Ambos têm o apoio do torcedor, tentam implementar novas ideias, mas ainda patinam com os resultados.

Jorge Jesus e Eduardo Barroca vêm de resultados decepcionantes no meio da semana, por competições internacionais. O Flamengo de Jesus perdeu por 2 a 0 para o Emelec, nas oitavas de final, e viu sua situação se complicar na Libertadores. Pela Sul-Americana, o Botafogo de Barroca foi derrotado em casa por 1 a 0 pelo Atlético-MG e vai precisar reverter a vantagem fora de casa. Neste domingo, às 16h, no Maracanã. os dois tentam reencontrar o caminho das vitórias.

Jesus impõe novos métodos, mas ainda busca resultados

Português Jorge Jesus está {a frente do Flamengo há pouco mais de um mês — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Português Jorge Jesus está {a frente do Flamengo há pouco mais de um mês — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Jorge Jesus completou 65 anos nesta semana, mas é um novato no futebol brasileiro. Há pouco mais de um mês no Rio de Janeiro, assumiu o Flamengo no meio da temporada, trouxe sete pessoas para sua comissão técnica e está tentando impor seu estilo dentro e fora de campo.

Não tem sido fácil. Apesar do apoio do torcedor, o Flamengo ainda tenta assimilar suas ideias e alterna boas e más atuação. Teve uma exibição de gala, por exemplo, na vitória por 6 a 1 contra o Goiás, mas logo em seguida caiu para o Athletico-PR na Copa do Brasil e está por um fio na Libertadores depois da derrota por 2 a 0 para o Emelec, em Guayquil.

A sorte também não tem sido companheira de Jorge Jesus. Em uma semana, ele perdeu quatro meias por lesões: Diego, Vitinho, Everton Ribeiro e Arrascaeta. Os dois primeiros passaram por cirurgia e ficam afastados por algum tempo.

Barroca começa com tudo, mas vê time cair após a parada

Eduardo Barroca chegou ao Botafogo com uma mantra. Queria um time com protagonismo e coragem. Ou seja, prezava pela posse e por jogadores guerreiros quando não estivessem com a bola nos pés. Começou muito bem, apesar da estreia com derrota para o São Paulo.

Arrumou a defesa, passou pelo Sol de América na Sul-Americana com duas vitórias e foi para a parada da Copa América com sete vitórias e quatro derrotas. Estava nas graças da torcida por levar uma equipe desacreditada à luta pelas primeiras posições, mesmo diante de sérios problemas financeiros.

O retorno aos jogos em julho, porém, não foi positivo. O Botafogo não marcou gols nem sobressaiu na posse de bola. Acumulou atuações ruins contra Cruzeiro, Santos e Atlético-MG. Na única derrota, porém, diante do Galo, a equipe até fez um primeiro tempo equilibrado, mas perdeu-se após gol em falha individual e sobretudo no segundo tempo.

Barroca, que vivia lua de mel com a torcida não apenas pelo estilo de jogo mas também pelas preleções inflamadas, foi contestado por alvinegros nas redes por ter sacado Alex Santana contra o Santos e João Paulo diante do Galo. No confronto com os mineiros, pela Sul-Americana, as entradas de Bochecha, Igor Cássio e Valencia pouco acrescentaram. Às vésperas do clássico, perdeu peça importante. Erik deixou o clube rumo ao Japão.

O Palmeiras, com equipe mesclada, tropeçou no Vasco no sábado, em casa, e ficou no 1 a 1. Jesus tem chance de encostar em um dos principais rivais na corrida pelo título brasileiro e sabe que vencer é a única opção. Barroca, por sua vez, tenta manter os 100% de aproveitamento em clássicos. Venceu Fluminense e Vasco, ambos por 1 a 0.

Fonte: GE

COMPARTILHE AGORA:

Leia também