HEPATITE ZERO, É A META DE ROTARY INTERNATIONAL

Por: Getúlio Romão
Foto: Getúlio Romão Campos

Por Getúlio Romão Campos/sosbrasilia

A parceria do Rotary em nosso país com a ABPH (Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite) tem rendido resultados positivos no combate a essa doença silenciosa. Graças à capilaridade da nossa organização, e ao engajamento dos rotarianos, a Semana Hepatite Zero esta sendo um sucesso no Distrito Federal onde todos os clubes estão engajados na campanha.

Na manhã de domingo, 28, no Taguaparque em Taguatinga o Rotary Club de Taguatinga com apoio da Casa da Amizade e presença do presidente Raul Borges e sua esposa Cirlene, realizou testes gratuitos de Hepatice C, com apoio do CETESI, pelo diretor comercial Anabor Arthur Teixeira, que liberou estudantes de enfermagem e 15 se apresentaram como voluntárias ao projeto, coordenada pela nossa colaboradora de toda hora, Patrícia Pereira da Silva da unidade de saúde 6. Testes de Glicose e pressão também foram feitos.

Para quem não sabe, a hepatite é a principal causadora da maioria dos casos de cirrose, câncer de fígado e dos transplantes desse órgão. O grande perigo reside no fato de ser uma doença assintomática. Por essa razão, Rotary se engajou e tem se esforçado para fazer chegar ao maior número possível de pessoas os testes rápidos gratuitos que permitem identificar portadores por meio de uma gota de sangue. O resultado sai na hora.

A Casa da Amizade providenciou um lanche para a equipe de apoio.

Os rotarianos escalados para este trabalho comunitário foram  Raul, Cirlene, Andre, Erika, Priscila, Gilberto, Branquinho, Cida, Samaroni, Tatiany, Carlinhos, Gustavo, Fabrícia, Luiz Gustavo, Fernandinha, Nesildo, Leila, Marcelo, Karine e Getúlio.

Getúlio Romão Campos é fotografo e colunista convidado especial do sosbrasilia

COMPARTILHE AGORA:

Leia também