Carro voador é testado no Japão e fica no ar por um minuto

Protótipo ficou suspenso a cerca de três metros do chão. Governo japonês pretende transportar mercadorias e passageiros até 2030

Por Laísa Lopes

Se engana quem pensa que carros voadores não existem. Nesta segunda-feira (5/8), a empresa NEC Corp realizou uma demonstração com um veículo voador movido a energia elétrica. O protótipo pesa 148kg, possui quatro hélices e quase 4 metros de comprimento. Além disso, tem capacidade para levar duas pessoas.

A apresentação foi feita dentro de um espaço cercado onde o veículo levantou voo por cerca de 3 metros acima do solo antes de pousar novamente. A intenção é que o carro voador seja utilizado para entregas e deslocamento de pessoas, tudo isso sem a necessidade de um piloto.

“O Japão é um país densamente povoado e isso significa que os carros voadores poderiam aliviar muito a carga sobre o tráfego rodoviário”, disse Kouji Okada, líder do projeto na NEC, em entrevista à Associated Press.

No entanto, a NEC não pretende ser uma fabricante de veículos voadores, para isto, ela apoia outra empresa de engenharia.

Outros países como Dubai, Cingapura e Nova Zelândia também pretendem desenvolver carros voadores. A Kitty Hawk, controlada pelo cofundador do Google, Larry Page, também desenvolve um carro voador, assim como a empresa Uber.

Laísa Lopes/sosbrasilia

COMPARTILHE AGORA:

Leia também