POLÍCIA LANÇA OPERAÇÃO ROSÁRIO NO COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

FOTOS DO SITE DA POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL (PCDF): www.pcdf.df.gov.br

FOTOS DO SITE DA POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL (PCDF): www.pcdf.df.gov.br

FOTOS DO SITE DA POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL (PCDF): www.pcdf.df.gov.br

            POR HERON LUIZ/SOSBRASILIA

            A Polícias Civil do Distrito Federal (PCDF) lançou, hoje, (13/08), pela manhã, a 3ª fase da Operação Rosário no combate ao Crime Organizado no Planalto Central. Os agentes foram auxiliados pela Coordenação de Repressão a Homicídios e de Proteção à Pessoa (CHPP). A equipe cumpriu: 49 mandados de prisão preventiva, 06 mandados de prisão temporária e 55 mandados de busca e apreensão domiciliar expedidos pela Vara Criminal e do Tribunal do Júri do Riacho Fundo. Um membro da máfia, o marginal Willan Peres Rodrigues (FOTO) de 34 anos está foragido e a polícia pretende prende-lo. As provas permitiram também, o desarquivamento ou instauração de 14 inquéritos policiais versando sobre homicídios tentados e consumados cuja autoria não havia sido esclarecida. Durante a operação 46 pessoas foram presas, além de apreender 70 quilos de maconha e quatro armas (FOTO).

            Segundo os policiais, “o objetivo é desarticular uma organização criminosa local com atuação nos crimes de tráfico de entorpecentes, homicídios, roubos, tráfico de armas e rufianismo . Além disso, nos últimos dois anos, o grupo passou a atuar como uma verdadeira facção no seio do sistema penitenciário local”. Eles deixaram claro que, “as duas primeiras fases, desencadeadas nos dias 25 de maio e 20 de julho, visaram à prisão de dois integrantes da liderança da organização. Na primeira ação, F.C.M., vulgo Doidinho, foragido da justiça há 11 anos, foi preso na Cidade Ocidental/GO. Já G.S.B., vulgo Guga, foi preso na cidade de Imperatriz/MA, por policiais civis da CHPP em uma ação que contou com o apoio da Polícia Civil daquele estado”.

            A Polícia Civil deixa claro que, “os mandados judiciais foram expedidos em dois inquéritos policiais instaurados para apurar a extensão das atividades criminosas dessa organização e a prática de atos de lavagem de dinheiro do crime. Nesse contexto, a justiça do DF decretou, ainda, o sequestro de 11 imóveis, 17 veículos e valores existentes em contas de 60 pessoas vinculadas à organização”. Ela explicou que, “todo o trabalho de investigação só foi possível com a aplicação de uma metodologia de investigação baseada em técnicas de análise de vínculos e medidas cautelares sigilosas que permitiram a elucidação de 45 inquéritos policiais versando sobre delitos de homicídios. Nesses crimes, os integrantes do grupo estavam envolvidos ora como autores, ora como vítimas de uma guerra entre criminosos que disputavam o tráfico de entorpecentes no Distrito Federal”. A Operação Rosário teve início em 8 de março deste ano e é fruto de um trabalho integrado entre a CHPP/PCDF e as Promotorias de Justiça do Riacho Fundo, Recanto das Emas e do Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (NUPRI).

           FONTE DAS INFORMAÇÕES: www.pcdf.df.gov.br

COMPARTILHE AGORA:

Leia também