Surto de sarampo: DF investiga 5 casos da doença

Vacina contra o sarampo — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com Secretaria de Saúde, são moradores de Brasília que estiveram em São Paulo. Após publicação desta reportagem, pasta disse que 2 dos 5 casos foram descartados.

Por G1 DF

Vacina contra o sarampo — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Vacina contra o sarampo — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal investiga cinco casos de sarampo na capital. De acordo com a pasta, são pessoas que estiveram em São Paulo, região que enfrenta um surto da doença.

Os casos foram notificados no fim de semana e começaram a ser investigados em seguida pelas equipes de saúde das regiões onde houve a notificação Após a publicação desta reportagem, a secretaria informou que dos cinco casos, dois foram descartados nesta terça-feira (13)

“Agora que dois foram descartados, temos trabalhado para averiguar os outros três, ainda em investigação”, explicou a gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar, Renata Brandão.

Segundo ela, há casos em que as respostas podem ser mais rápidas e outros em que podem demorar, “a depender da necessidade de mais coletas e da logística com outros laboratórios”.

Segundo a Secretaria de Saúde, a resposta pode sair entre sete e 60 dias, “a depender do resultado inicial”. Em caso positivo, uma nova amostra é enviada a um laboratório de referência do Ministério da Saúde.

Há uma semana, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal convocou os moradores de Brasília para que procurassem os postos e atualizassem a carteira de vacinação.

Vacina tríplice viral protege contra o sarampo , caxumba e rubéola — Foto: TV Globo/ Reprodução

Vacina tríplice viral protege contra o sarampo , caxumba e rubéola — Foto: TV Globo/ Reprodução

Conforme um levantamento da Subsecretaria de Vigilância à Saúde, de janeiro a julho desse ano, foram investigados cerca de 30 casos suspeitos de sarampo no DF, mas nenhum foi confirmado.

Funcionários do Aeroporto de Brasília – por onde passam cerca de 50 mil pessoas por dia – estão sendo vacinados durante toda essa semana. Hotéis e agências de viagens da capital também foram alvos de uma campanha de conscientização sobre a doença.

Surto de sarampo no Brasil

Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar  — Foto: Infografia: Karina Almeida/G1

Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar — Foto: Infografia: Karina Almeida/G1

Entre 5 de maio e 3 de agosto, 907 casos de sarampo foram confirmados no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Os casos estão concentrados em três estados: São Paulo (901), Rio de Janeiro (5) e Bahia (1).

A epidemia de sarampo é um fenômeno global. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) mostram que, em 2017, a doença foi responsável por 110 mil mortes.

Este ano, ainda segundo as entidades, casos notificados no mundo cresceram 300% nos primeiros três meses em comparação com o mesmo período de 2018.

O Brasil, diz o Ministério da Saúde, vinha de um histórico de não registrar casos autóctones (adquiridos dentro do país) desde o ano 2000 . Entre 2013 e 2015, ocorreram dois surtos, um no Ceará e outro em Pernambuco, a partir de casos importados.

Como prevenir

O sarampo é uma doença viral grave, transmitida por via respiratória, por meio de secreções nasais e orais do doente, expelidas ao tossir, espirrar ou falar. Ele acomete adultos e crianças. As complicações como pneumonia e encefalite, entre outras, podem causar a morte dos pacientes.

Manter o cartão de vacinação atualizado é a forma de prevenir a doença. Segundo a Secretaria de Saúde do DF, a imunização está disponível em todas as salas de vacina para a população de um ano até 49 anos.

São considerados adequadamente vacinada as pessoas com idade entre um e 29 anos que comprovem ter tomado duas doses da vacina. Na faixa etária de 30 a 49 anos, deve ser comprovada apenas uma dose.

Caso seja identificado algum viajante com os sintomas da doença, é necessário reportar o caso ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do DF (Cievs).

Informações e notificações:

Fonte: G1/DF

COMPARTILHE AGORA:

Leia também