O Sol vai brilhar: Ibaneis sanciona lei que cria a 32ª região administrativa do DF

Por Simone Leite/sosbrasilia

Foto: Mardônio Vieira

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, sancionou nesta quarta-feira (14) o Projeto de Lei de número 350/2019, que cria a 32ª região administrativa do Distrito Federal – Sol Nascente/Pôr do Sol. O PL vai beneficiar 87.746 mil moradores da cidade.

Durante o programa Câmara Mais Perto de Você, da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), no Sol Nascente, o chefe do Executivo local assinou o documento que realiza sessões legislativas itinerantes.

A proposta foi aprovada por 21 deputados distritais nesta terça (13) em primeiro e segundo turnos.  A criação da região administrativa é uma demanda antiga da população e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos moradores que tanto lutaram por essa conquista. A nova RA será comandada pelo líder comunitário Goudim Carneiro, que mora há 26 anos no local.

Ibaneis Rocha destacou que a sanção da lei não soluciona os problemas locais, mas, sim, o primeiro passo para o desenvolvimento das ações que o governo pretende adotar. “Todos diziam que era a maior favela horizontal da América Latina. Estamos dando dignidade à população. Vamos dar saúde, educação, segurança e, principalmente, a regularização, para acabar com as invasões. Os moradores ganharam representatividade e voz”, declarou.

O governador disse ainda que, com a criação da região administrativa, haverá economia para o Estado. “Vamos racionalizar recursos e conseguir investir melhor e, se for para ter despesa para atender o povo carente, pode ter certeza que vou fazer. Quero dar, aqui, o desenvolvimento que todas as regiões do DF merecem”.

A separação da região foi uma promessa de campanha de Ibaneis Rocha. Durante o primeiro mês de mandato, ele chegou a assinar decreto que criava três novas regiões administrativas no DF: Arapoanga, Arniqueiras e Pôr do Sol/Sol Nascente, mas acabou recuando da decisão pois a Lei Orgânica do DF prevê que novas regiões só podem ser criadas mediante aprovação de projeto de lei na Câmara Legislativa.

Logo após a revogação do decreto, o GDF anunciou um grupo de trabalho para debater a criação das regiões administrativas. A expectativa era de que o projeto de lei ficasse pronto até 31 de janeiro, mas só foi enviado à CLDF em abril e finalmente votado nesta terça.

COMPARTILHE AGORA:

Leia também