Brasília entra para a Rede Brasileira de Trilhas

Distrito Federal mapeou 400 quilômetros de percursos; conheça os ‘Caminhos do Planalto Central’.

Por Brenda Ortiz, G1 DF

Trilhas do DF farão parte da Rede Brasileira de Trilhas — Foto: Luis Tajes/ Secretaria de Turismo do DF

Trilhas do DF farão parte da Rede Brasileira de Trilhas — Foto: Luis Tajes/ Secretaria de Turismo do DF

As trilhas de longo percurso atraem milhões de turistas em todo o mundo e o Distrito Federal quer atrair caminhantes e ciclistas para a prática dessa experiência no cerrado. Para isso, cerca de 400 quilômetros de percursos foram mapeados.

Os Caminhos do Planalto Central farão parte da rota conhecida como Caminho dos Goyases, que liga a cidade de Goiás Velho à Chapada dos Veadeiros, em Goiás. “Entre 80 e 100 quilômetros de trilhas já estão sinalizados”, comemora a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

Para ele, além de ajudar na preservação do ecossistema, o projeto é importante para atrair turistas e impulsionar a economia das cidades por onde passam caminhantes e ciclistas.

“Temos um produto maravilhoso nas nossas mãos. Vamos trabalhar com os idealizadores desse projeto para que ele funcione. O mais difícil já está feito, que é criar uma rota como essa.”

Marconi Ribeiro é campeão de ciclismo do DF e adepto das trilhas  — Foto: Marconi Ribeiro

Marconi Ribeiro é campeão de ciclismo do DF e adepto das trilhas — Foto: Marconi Ribeiro

Caminhos do Planalto Central

O atleta brasiliense Marconi Ribeiro, campeão de Mountain Bike em provas no Brasil e no exterior, garante que a região do DF é privilegiada.

“Aqui a altitude é boa e o clima é favorável durante quase o ano todo. Fora que existem muitas trilhas boas ao reder de Brasília, principalmente em Sobradinho, na região da Fercal.”

Nascer do sol em Brasíli — Foto: Pedro Ventura/GDF/Divulgação

Nascer do sol em Brasíli — Foto: Pedro Ventura/GDF/Divulgação

De acordo com um dos coordenadores do projeto Caminhos do Planalto Central, João Carlos Machado, a capital e as pessoas têm muito a ganhar com a divulgação dos Caminhos do Planalto Central. “São centenas de quilômetros que ligam regiões de ecoturismo com a de Patrimônio Cultural da Humanidade”, diz ele.

“Os percursos interligam paisagens, unidades de conservação e diversos atrativos ambientais, culturais e da história da nossa região.”

O Caminhos do Planalto Central é composto por três arcos que irão integrar todas as regiões do Distrito Federal ao Caminho dos Goyases, que faz parte da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas).

A construção do projeto contou com a participação de grupos de caminhadas, de ciclistas e de cavalgadas. O trabalho foi feito em conjunto com Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Conforme os coordenadores, três pontos foram considerados essenciais para construir as rotas:

  • Integrar ideias de preservação
  • Promover o turismo sustentável
  • Gerar emprego e renda
Marconi Ribeiro, campeão de ciclismo do DF, e grupo de ciclistas que treinam em Brasília — Foto: Marconi Ribeiro

Marconi Ribeiro, campeão de ciclismo do DF, e grupo de ciclistas que treinam em Brasília — Foto: Marconi Ribeiro

Segundo o atleta Marconi Ribeiro, o ciclismo de trilha cresceu muito na capital desde 1994. A expectativa dele é que a partir da Rede de Trilhas, além de melhorar a qualidade de vida da população local, será possível trazer mais turistas para o Distrito Federal.

“Brasília não é só reta. Aqui tem subida, tem ‘montanha’. Vários atletas de Brasília, despontam no cenário do ciclismo nacional e mundial, treinando aqui mesmo.”

Rede Brasileira de Trilhas

Criada por meio de uma portaria assinada pelo ICMBio e pelos ministérios do Turismo e Meio Ambiente, em outubro do ano passado, a RedeTrilhas é composta por percursos que ligam diferentes biomas de Norte a Sul do País.

As trilhas são identificadas com um símbolo, uma “pegada” amarela no chão. Elas podem ser percorridas a pé, de bicicleta ou utilizando outros modos de viagem não motorizados.

A Rede de Trilhas de Longo Curso engloba várias trilhas locais e regionais.

Veja os quatro os circuitos criados:

  • Litorâneo – do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS)
  • Caminhos Coloniais – do Rio de Janeiro até Goiás Velho (GO)
  • Caminhos dos Goyases – entre Goiás Velho e a Chapada dos Veadeiros (GO)
  • Caminhos do Peabiru – do Parque Nacional do Iguaçu (PR) ao litoral paranaense

Fonte: G1/DF

COMPARTILHE AGORA:

Leia também