Corte de 20% no orçamento causa demissão na UEG

Por Elifas Barros/sosbrasília

Em crise, UEG-Universidade Estadual de Goiás, não tem previsão para definir o futuro da instituição. Debate sobre orçamento da universidade divide opiniões e continua sem alternativa concreta por parte do Estado. No inicio do ano o Estado reduziu em cerca de 20% o orçamento da universidade, ampliando ainda mais os cortes que já haviam sido feitos em gestões anteriores. A PEC – Proposta de Emenda á Constitucional de vincular os 2% de recurso aos 25% da educação estadual foi debatida na Alego- Assembléia Legislativa de Goiás.

A UEG é uma instituição pública, mantida pelos recursos do Estado, ela está presente em 39 cidades com 41 campus e um Centro de aprendizagem em rede (CEAR). São 159 cursos de graduação, 92 especializações, 12 mestrados e 2 doutorados. Todos os cursos são gratuitos.

Em abril, o MEC divulgou que todas as universidades e institutos federais teria bloqueio de recurso. No mês de maio, a Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (CAPES) informou sobre a suspensão da concessão de bolsas de mestrado e doutorado.  

Na UEG, entre junho e agosto deste ano, já houve cerca de 235 demissões entre professores, agentes administrativos e técnicos de laboratório.   

COMPARTILHE AGORA:

Leia também