Câmara vai criar comissão externa para acompanhar queimadas na Amazônia

Foto: Bruno Kelly/Reuters

Anúncio foi feito pelas redes sociais do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, nesta quinta (22). Incêndios duram mais de uma semana

Laísa Lopes/SOS Brasília

Foto: Bruno Kelly/Reuters

Na tentativa de descobrir o que causou as recentes queimadas na Amazônia, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, anunciou em seu twitter pessoal, nesta quinta-feira (22), que vai instalar uma comissão externa para tratar sobre o assunto. Além dessa, uma outra comissão também será criada para avaliar a questão e propor soluções ao governo.

“É importante para mantermos forte nossas exportações do agronegócio e preservar o nosso meio ambiente”, disse o presidente.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou um recorde de 72.843 incêndios em 2019, um aumento de 80% em relação ao ano anterior. E mais de 9 mil desses incêndios foram vistos na semana passada.

Na quarta-feira (21), o presidente da República Jair Bolsonaro insinuou que ONG’s seriam os responsáveis pelos recentes incêndios na Amazônia, em reação ao fato de terem perdido recursos do governo federal.

Reação

Em entrevista ao Estado de São Paulo, representantes de Organizações Não Governamentais (ONG’s) reagiram a acusação do presidente. “A Amazônia está agonizando e Bolsonaro é responsável por cada centímetro de floresta que está sendo desmatada e incendiada”, disse o coordenador de políticas públicas do Greenpeace, Marcio Astrini.

O presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam), Carlos Bocuhy, também reagiu às acusações. “A afirmação do presidente Bolsonaro é irresponsável e não tem nenhum fundamento. As ONG’s têm como obrigação estatutária a defesa do meio ambiente. É um compromisso legal e histórico das entidades.”

WWF-Brasil afirmou que a prioridade do governo deveria zelar pelo patrimônio, e não criar “divergências estéreis e sem base na realidade” do que ocorre na região.

Fotos: Arquivos CD

COMPARTILHE AGORA:

Leia também