Bafafá entre amigos se torna Associação Recreativa e Cultural

Por: Laisa Lopes

Por Laisa Lopes/sosbrasilia

A posse da primeira diretoria e conselhos da ARCBEA contou com a presença de políticos, jornalistas, advogados, empresários e lideranças do Distrito Federal, em noite agitada no restaurante Oliver

Laísa Lopes/SOS Brasília

Foram empossados, nesta terça-feira (27/8), 31 membros da mais nova associação de Brasília, a ARCBEA, Associação Recreativa e Cultural Bafafá Entre Amigos, que cumprem o mandato até o dia 31 de dezembro de 2023. O evento contou com cerca de 200 convidados, que fazem parte do grupo desde a sua criação. Para aqueles que não puderam comparecer, a cerimônia foi transmitida ao vivo pelo Facebook do Bafafá.

O jantar de posse, que aconteceu no restaurante Oliver, contou com a presença de advogados, empresários, comunicadores, lideranças da capital e políticos, como o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Rafael Prudente. Na perspectiva dele, o Bafafá Entre Amigos complementa o trabalho da CLDF. “É uma instituição de grande importância que nasce em nossa cidade, para ajudar a Câmara a ter ideias que possam fomentar a economia da capital. Esperamos melhorar a vida das pessoas com a ARCBEA, em especial, das mais carentes e necessitadas”, conclui Prudente.

O idealizador e presidente da Associação Bafafá Entre Amigos, Ricardo Noronha, expressou sua felicidade em tornar uma pequena reunião de amigos em uma instituição filantrópica, afim de realizar projetos sociais para os brasilienses. “Estávamos confraternizando entre nós, mas existia a necessidade em nos preocupar com o mundo lá fora. Então pensamos em fundar a associação filantrópica, sem fins lucrativos e sem uso do dinheiro público”. Ricardo acredita ainda que a ARCBEA vai fazer história. “Tem uma frase que ilustra bem esse momento e que será o lema do Bafafá pelos próximos dois anos: Aquele que não vive para servir, não serve para viver”.

Conheça os diretores e conselhos da Associação Recreativa e Cultural Bafafá Entre Amigos

Diretoria Executiva
Presidente: João Ricardo Noronha da Silva (Ricardo Noronha)
1º Vice-Presidente: Ruy Rodrigues Santos Filho
Vice-Presidente Financeiro: Wellington de Queiróz
Vice-Presidente Administrativo: Paulo Fernando Melo da Costa
Vice-Presidente Sociocultural: Jaime Divino Alarcão

Conselho Deliberativo
Presidente: Lucas Kontoyanis

Vice-Presidente: Cléber Roberto Pires

Secretário: Luciano Gomes de Lima

Titulares:
Juliano Ricardo de Vasconcellos Costa Couto

Ana Paula Neves

Getúlio Romão Campos

Auria Mariza Teixeira Rebouças

Valteni José de Souza

Daniel Furtado de Morais Carvalho

Severino Cajazeiras de Sousa Oliveira

Joaquim Marques de Oliveira

Fábio Henrique Paz Sousa

Hamilton Silva de Souza

Anílson Araújo Machado

Antônio Carvalho Duarte

Suplentes
1º Sérgio Luiz Pereira do Rego

2º Artur Benevides Santos Prado

3º Kleber Luiz da Silva

4º Jorge Antônio Martins

5º Rita Teixeira dos Reis Noronha

6º Paulo Roberto Melo

Conselho Fiscal
Presidente: Ademar Silva de Vasconcelos

Vice-Presidente: Youssef Fayes Faraj

3º Membro: Rodrigo de Carvalho e Albuquerque

Suplentes
1ª Élida Maria Alves de Miranda

2º Danúbio Martins de Oliveira

História do Bafafá

A ideia inicial do jornalista Ricardo Noronha previa juntar um grupo de amigos jornalistas, publicitários, advogados e empresários da cidade para um happy hour de fim de ano. O sucesso alcançado foi enorme e o evento reuniu mais de 150 convidados, no dia 19 de dezembro de 2017 na Churrascaria Potencia Grill, próximo à Vila Planalto. 

Ainda neste primeiro encontro, o grupo saiu de lá com uma missão: viabilizar o BLOCO DO BAFAFÁ, para animar o Carnaval de rua de 2018. Mas para isto foi colocada uma proposta de fazer o carnaval de rua sem dinheiro público. Ricardo Noronha e Cléber Pires, os idealizadores do Bloco de carnaval, foram as ruas e conseguiram junto ao empresariado, o patrocínio necessário para pagar músicos, seguranças, Djs, licenças e outas pequenas despesas.

Depois do sucesso alcançado com o Bloco do Bafafá “folia sem dinheiro público”, o movimento que surgiu dos amigos de Brasília não parou mais, chegando a ter mais quatro encontros. Sendo o quinto encontro realizado na noite de terça-feira (28/08), durante a posse da primeira diretoria e conselhos da associação.

Diante disso, foi criado a Associação Recreativa e Cultural Bafafá Entre Amigos (ARCBEA), que tem o objetivo de promover eventos artísticos, esportivos e de lazer, além de palestras contra o uso de drogas e a favor da vida. Tudo isso sem fazer uso do dinheiro público. A missão agora é manter convênios com instituições similares e buscar apoio para obras sociais.

COMPARTILHE AGORA:

Leia também