Simone Leite: Avenida das Cidades – GDF enfrenta críticas da população

Foto: Victor Figueiredo.

Por Simone Leite/sosbrasilia

O Governo do Distrito Federal apresentou o “Avenida das Cidades”, durante comissão geral da Câmara Legislativa na noite desta quinta-feira (5). Mais conhecida como Transbrasília, o projeto pretende ligar Samambaia, Taguatinga, Park Way, Águas Claras, Guará e Brasília. 
A proposta envolve um total de 26 quilômetros de extensão, mas enfrenta resistência dos moradores que compareceram à comissão. Durante a discussão, muitos reclamaram do projeto em si e também da falta de diálogo com a população afetada.
Uma das prioridades do governador Ibaneis Rocha, a construção da via está prevista no Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) com o nome de Interbairros. Mas, diferente da ideia inicial, que envolvia apenas um corredor viário, o projeto atual prevê a construção de setores habitacionais, parques, comércio, calçadas e ciclovias às margens da via.
Segundo o secretário de Projetos Especiais do DF, Everardo Gueiros, oobjetivo é unir as cidades do eixo sul, que hoje estão segregadas. “Será a principal obra urbana de Brasília desde a sua construção”, disse .
Moradores de regiões a serem afetadas, diretamente, pelas obras questionaram, entretanto, os benefícios reais da empreitada, em especial para o Guará e para o SOF Sul. Eles temem, por exemplo, o adensamento populacional da área e os impactos ambientais no Parque Ezechias Heringer.
Levando em consideração as reclamações da população, o deputado Delmasso (PRB), que presidiu a comissão geral, se comprometeu a constituir um grupo de trabalho para tratar do projeto. “O que fizemos aqui foi antecipar o debate. Garanto que não vamos votar um projeto que seja contra a população”, afirmou.O GT deverá ter representantes dos gabinetes do parlamentar e da deputada Júlia Lucy (Novo), da Administração Regional do Guará, do Ibram e de moradores do Guará I e II, Lúcio Costa e Park Sul.
A construção da Avenida das Cidades vai envolver a cifra de R$ 2,9 bilhões. Cerca de 20 mil empregos deverão ser gerados na fase de implantação e outros 80 mil na fase de operação.

COMPARTILHE AGORA:

Leia também