Suspeito de atacar e matar mulher em parada de ônibus no DF tentou estuprar adolescente de 16 anos

Foto: Polícia Civil/ Divulgação

João Marcos Vassalo da Silva Pereira está preso pelo assassinato de Pedrolina Silva e pela tentativa de estupro de uma adolescente de 18 anos. Uma quarta vítima deve prestar depoimento nesta sexta (6).

Por Vinicius Cassela, TV Globo

oão Marcos Vassalo da Silva Pereira, de 20 anos é suspeito de matar mulher em parada de ônibus no DF — Foto: Polícia Civil/ Divulgação

oão Marcos Vassalo da Silva Pereira, de 20 anos é suspeito de matar mulher em parada de ônibus no DF — Foto: Polícia Civil/ Divulgação

Uma adolescente de 16 anos procurou a Polícia Civil do Distrito Federal, nesta quinta-feira (5), para denunciar uma tentativa de abuso sexual cometida por João Marcos Vassalo da Silva Pereira, de 20 anos. Suspeito de matar Pedrolina Silva, de 50 anos, o jovem preso na terça-feira (3) e teria atacado a menina pouco antes de ser detido.

Com a denúncia, sobe para três o número de mulheres que acusam João Marcos Vassalo. Além de Pedrolina e da adolescente, uma outra mulher foi alvo de tentativa de estupro pelo rapaz. O caso levou à prisão do suspeito (entenda abaixo).

Uma quarta mulher que teria sido alvo de tentativa de abuso por Vassalo fez contato com a Polícia Civil para denunciar o caso. Os investigadores esperam por ela nesta sexta-feira (6), para prestar depoimento.

Segundo a delegada Bruna Eiras, da 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul), a adolescente de 16 que procurou a polícia nesta quinta contou em depoimento que estava em uma parada de ônibus, próximo ao Centro de Convenções do Banco do Brasil (CCBB), quando foi abordada.

De acordo com a vítima, João Marcos Vassalo tentou agarrá-la a força e começou a “falar palavras de baixo calão” sobre o que faria com a adolescente se ela fosse com ele para um matagal.

Fachada da 1ª DP, na Asa Sul, em Brasília — Foto: Marília Marques/G1

Fachada da 1ª DP, na Asa Sul, em Brasília — Foto: Marília Marques/G1

A jovem disse aos policiais que conseguiu fugir quando o ônibus que esperava chegou na parada. O motorista teria ajudado a menina de 16 anos a escapar.

À reportagem, a delegada explicou que o crime será enquadrado como ameaça, porque João Marcos Vassalo não conseguiu iniciar ato sexual com a adolescente.

Caso Pedrolina

João Marcos Vassalo da Silva Pereira foi preso pela Polícia Militar na terça (3), por uma outra tentativa de estupro, no Lago Sul. De acordo com a corporação, a vítima conseguiu fugir após “bater a tampa de uma caixa térmica na cabeça do rapaz”.

No dia seguinte, a Polícia Civil conectou o suspeito à morte de Pedrolina Silva, de 50 anos. A mulher estava desaparecida desde o dia 1º de setembro e foi encontrada morta na terça-feira (3), em um matagal próximo ao Lago Paranoá.

Corpo de Pedrolina Silva, de 50 anos foi encontrado próximo ao Lago Paranoá, na Asa Sul.  — Foto: Arquivo pessoal

Corpo de Pedrolina Silva, de 50 anos foi encontrado próximo ao Lago Paranoá, na Asa Sul. — Foto: Arquivo pessoal

Segundo a corporação, João Marcos Vassalo confessou o crime. Imagens de uma câmera de segurança de uma faculdade da L4 Sul mostraram aos investigadores que a vítima foi atacada pelo rapaz enquanto esperava um ônibus.

Câmeras de segurança de faculdade mostram vítima sendo atacada por um homem

Em audiência de custódia na manhã desta quinta (5), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal decidiu converter a prisão do suspeito de flagrante para preventiva – isso significa que, agora, ele poderá ficar preso indefinidamente, aguardando o julgamento definitivo.

De acordo com a polícia, João Marcos Vassalo já tinha sido detido duas vezes: uma por tráfico de drogas e uma por tentativa de roubo.

Polícia pede ajuda

A Polícia Civil pede ajuda para a população. Quem tiver informações sobre crimes cometidos por João Marcos Vassalo da Silva, pode enviá-las pelo telefone 197, ou pelo e-mail: [email protected].

Marinésio Olinto

O caso ocorre uma semana após a prisão de Marinésio dos Santos Olinto. Chamado de “maníaco em série” por um dos delegados que cuidam do caso, o homem confessou ter assassinado a funcionária do Ministério da Educação (MEC) Letícia Sousa Curado Melo, de 26 anos, e a empregada doméstica Genir Pereira de Sousa, de 47.

Marinésio de Sousa Olinto — Foto: Polícia Civil do DF/Divulgação

Marinésio de Sousa Olinto — Foto: Polícia Civil do DF/Divulgação

Segundo as investigações, ele costumava se passar por motorista de transporte pirata para atrair as vítmas. Em depoimento à 6ª Delegacia de Polícia (Paranoá), o irmão de Marinésio revelou que o cozinheiro usava mais de um carro para cometer crimes.

O suspeito está preso no Departamento de Polícia Especializada (DPE). A polícia relaciona pelo menos duas mortes e dez crimes de abuso sexual a ele.

Além disso, passou a investigar uma possível relação entre o cozinheiro e crimes cometidos em 2014 e 2015, mas nunca solucionados.

Fonte:G1/DF

COMPARTILHE AGORA:

Leia também