Bolsonaro afirma, em rede social, que está bem e logo estará ‘de volta ao campo’

Presidente passou por cirurgia neste domingo e ficará em recuperação por cinco dias na capital paulistaO Globo08/09/2019 – 17:12 / Atualizado em 08/09/2019 – 19:15

Bolsonaro e o filho Flávio após cirurgia em hospital, em SP Foto: Reprodução
Bolsonaro e o filho Flávio após cirurgia em hospital, em SP Foto: Reprodução

RIO E SÃO PAULO — O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais neste domingo para falar sobre a cirurgia a que foi submetido neste domingo , um ano após ter sido esfaqueado durante a campanha eleitoral.

— Mais uma cirurgia. Desta vez foram 5 horas, mas estamos bem. Obrigado a todos pelo apoio e orações! Obrigado Deus pela minha vida! Logo estarei de volta ao campo. Irruuu! — escreveu o presidente em uma rede social.

Bolsonaro já está no quarto do hospital e está de bom humor, segundo o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ). O presidente foi submetido neste domingo a cirurgia de correção de hérnia incisional, no Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo.  Segundo o boletim médico, a operação foi bem sucedida , e Bolsonaro apresenta “quadro clínico estável”.

Bolsonaro ficará em recuperação por cinco dias e deverá ter autorização para viajar em até dez dias, de acordo com o médico Antônio Macedo, cirurgião do presidente. Com isso, Bolsonaro deverá ser liberado para comparecer à Assembleia Geral das Nações Unidas, onde fará um discurso no dia 24.

Entenda a intervençãoMÚSCULOHÉRNIAINTESTINOPor conta do histórico médico de Bolsonaro, especialistas acreditam que a cirurgia será convencional, com abertura do abdômen. A outra opção é por videolaparoscopia, menos invasiva1Os médicos abrem a barriga do paciente, colocam o órgão que entrou no orifício da hérnia em seu lugar e costuram a abertura da parede abdominal2Normalmente, coloca-se uma tela de proteção — que não é aderida pelo corpo — para dar mais sustentação à região e diminuir o risco de uma nova hérnia3O paciente costuma usar umacinta protetora4no pós-operatório para evitar que a região fiquesobrecarregadaApós a cirurgiaO tempo de repouso pode variar de sete a quinze dias, dependendo do estado de saúde e da atividade laboral do pacienteDurante o pós-operatório a alimentação deve ser leve, afim de evitar possíveis problemas na região 

Segundo o médico, a cirurgia demorou mais do que o comum porque a equipe não esperava que o intestino do presidente tivesse voltado a se aderir ao tecido abdominal, o que exigiu maior paciência para a correção da hérnia e a introdução de uma tela de polipropileno para auxílio no reforço muscular.

— O que não pode é correr na cirurgia. Tem que ter calma. Se precisar demorar quatro, demora. Se precisar demorar oito, demora. O importante é ficar bem feito. Normalmente uma hérnia não demora tudo isso mas não contávamos que o intestino tinha aderido tudo de novo. Tem que ser feito muito devagar, com muito cuidado — disse o médico.

A hérnia surgiu, de acordo com Macedo, em razão do número de operações às quais o presidente foi submetido desde o atentado sofrido em Juiz de Fora há um ano. 

Fonte: OGlobo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *