Recuperação da Galeria dos Estados avança com rede elétrica modernizada

Obra reforçará estrutura do viaduto, que receberá nova rede elétrica e hidráulica | Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

Espaço destruído por queda de viaduto já tem novo sistema de combate a incêndio e começa a ganhar novas lojas e projeto paisagístico

HÉDIO FERREIRA JÚNIOR, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

Obra reforçará estrutura do viaduto, que receberá nova rede elétrica e hidráulica | Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

Com 78 lojas padronizadas, um novo elevador, a rede elétrica modernizada e um novo sistema de combate a incêndio, a recuperação da Galeria dos Estados segue dentro do cronograma de obras do Governo do Distrito Federal (GDF). Parte da passagem subterrânea que une o Setor Comercial Sul ao Setor Bancário Sul, sob o Eixo Rodoviário (Eixão), foi destruída com o desabamento do viaduto, em fevereiro de 2018, e começa a ganhar forma. Até o momento, cerca de 20% de todo o projeto – do qual também faz parte a área de comércio não afetado nem interrompido – já foram concluídos.

O espaço ganha, além de um projeto paisagístico, lojas de 18 metros quadrados que estão sendo reconstruídas, pisos de granito, revestimentos nas paredes e tetos. Também haverá cabeamento para internet nas lojas, banheiros públicos, circuito interno de segurança, iluminação de LED, impermeabilização do teto, acabamento e esquadrias.

Toda a rede elétrica e hidráulica será renovada e o complexo de todo o viaduto receberá um reforço estrutural. Tantas intervenções fazem com que o espaço esteja praticamente em reconstrução.

Quase 80 lojas funcionarão no espaço revitalizado | Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

Nesta primeira etapa, prevista para terminar em até 30 de outubro, serão construídas 32 lojas. Até julho de 2020, prazo final de toda a obra, serão mais 46 lojas. O custo estimado de reconstrução e revitalização da Galeria dos Estados, na área central de Brasília, é de R$ 4.964.221,44.

“A renovação do espaço se faz necessária porque, além da padronização, os pilares da estrutura do viaduto ficam dentro do centro comercial”, explica o diretor de Edificações da Novacap, Francisco das Chagas.

Segurança

O projeto de arquitetura da Galeria dos Estados começou a ser elaborado pela antiga Diretoria de Obras Especiais, ainda no governo Agnelo (2011-2015). Foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) em 20 de setembro de 2018. E, no dia seguinte, pela Administração Regional de Brasília.

Custo estimado da revitalização é de quase R$ 5 milhões | Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

Nos termos do plano original da galeria, não é permitida a instalação de encanamentos de gás de cozinha nem de botijões de GLP. Estabelecimentos comerciais que forem credenciados para servir refeições ou lanches só poderão fazê-lo por meio de equipamentos elétricos.

A medida preza pela segurança das milhares de pessoas que transitam diariamente pelo local e atende às regras dos Bombeiros sobre espaços de confinamento e pouca circulação direta de ar. Assim como em shopping centers e outros conglomerados comerciais, não haverá banheiro individualizado nas lojas.

COMPARTILHE AGORA:

Leia também