Presos da Penitenciária da Papuda estão sem água, denunciam parentes

Prédio do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília — Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Vídeos mostram torneiras secas e sujeira. Subsecretaria do Sistema Penitenciário não se manifestou.

Por Carolina Cruz e Vinícius Cassela, G1 DF e TV Globo

Familiares de presos reclamam de falta de água na Papuda, no DF

Familiares de presos reclamam de falta de água na Papuda, no DF

Parentes de presos no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, denunciam a falta de água na penitenciária. A suspensão no abastecimento teria, inclusive, alterado a rotina de visitas, atrasando o horário de entrada dos familiares.

Vídeos gravados na quinta-feira (12), mostram torneiras abertas e sem água, além de banheiros sujos com rejeitos secos (veja acima). As imagens foram feitas na área aberta aos familiares que aguardavam a entrada na penitenciária.

O G1 questionou a Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (Sesipe), responsável pela gestão da carceragem, assim como pelo fornecimento de água, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

O DF vive uma onda de calor e seca que levou a Defesa Civil a decretar estado de emergência. Nesta sexta-feira, a capital teve o dia mais quente do ano: 34,9°C.

Falta de água é frequente, dizem parentes dos presos

Uma das visitantes, que não quis se identificar, afirmou ao G1 que o marido preso relata que a suspensão no fornecimento de água é frequente. Ele está detido no setor chamado de Penitenciária do Distrito Federal 1 (PDF 1).

“Ele falou que já estava [sem água] há quatro dias, e quando tem água, é salobra (que possui gosto desagradável). Meu filho, de três anos, teve diarreia quando consumiu.”

A PDF 1 do Complexo Penitenciário abriga detentos como o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) e os hackers presos em julho por invadir celulares de autoridades. Outros setores da Papuda também estariam sendo afetados, de acordo com os relatos.

A mulher de um preso que está no Centro de Detenção Provisória (CDP) afirmou que também há falta de água no local. Ela preferiu não se identificar, mas contou ao G1 que houve longa demora para entrar na penitenciária na quarta-feira (11), pois esperavam o abastecimento ser normalizado.

“Normalmente, a visita fica disponível cedinho [a partir das 9h], mas só liberaram às 14h.”

Prédio do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília — Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Prédio do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília — Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O que diz o GDF

De acordo com informações do Governo do Distrito Federal (GDF), o abastecimento de água da Papuda opera com um sistema próprio. No dia dos relatos da falta de água, houve suspensão no abastecimento de São Sebastião – região do DF onde está localizado o Complexo Penitenciário –mas, em tese, não deveria ter atingido a região do Complexo, diz o governo.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), confirmou que na quarta-feira (11), “houve a necessidade de manutenção emergencial em um poço profundo do sistema que abastece São Sebastião, Jardim Botânico e parte do Lago Sul”.

No entanto, a Caesb afirma que o abastecimento foi normalizado no dia seguinte. A companhia assegura que o presídio não faz parte desse sistema.

Fonte: G1/DF

COMPARTILHE AGORA:

Leia também