Vazam áudios de Mark Zuckerberg em reuniões do Facebook

Foto: olhardigital.com.br

Duas horas de áudios vazados de Zuckerberg mostram conversas sobre diversos temas, como o governo dos Estados Unidos: “se alguém tentar ameaçar algo tão existencial, você vai para o tatame e luta”

O momento do Facebook parecia bom, a empresa teve um aumento considerável no valor de suas ações após se acertar com as autoridades. Porém, a rede social de Mark Zuckerberg não conseguiu prolongar o momento de calmaria.

Isso porque o site The Verge teve acesso a duas horas de áudios vazados do fundador da empresa em reuniões com funcionários. Entre os temas abordados, tivemos a mídia, empresas concorrentes e o governo dos Estados Unidos.

As reuniões aconteceram em julho, no auge da crise do Facebook. Naquele momento de dificuldade, Zuckerberg adotou uma linguagem bem sincera e direta com seus funcionários, na tentativa de unir a empresa contra seus concorrentes, imprensa e até mesmo o governo dos Estados Unidos. As reuniões aconteceram no formato de perguntas e respostas entre Zuckerberg e seus colaboradores.

Sobre uma eventual separação do Facebook de suas empresas controladas, como WhatsApp e Instagram, defendida pela senadora Elizabeth Warren, o fundador da rede social afimou: 

“Você tem alguém como Elizabeth Warren que acha que a resposta certa é desmembrar as empresas. Se ela for eleita presidente, eu apostaria que teremos um desafio legal, e apostaria que venceríamos. E isso ainda é ruim para nós? Sim. Mas não quero ter um grande processo contra nosso próprio governo. Essa não é uma posição em que você quer estar, mas nos preocupamos com o nosso país e queremos trabalhar com o nosso governo e fazer coisas boas. Mas veja, no fim das contas, se alguém tentar ameaçar algo tão existencial, você vai para o tatame e luta”.

Zuckerberg citou a receita total do Twitter ao ser perguntado sobre combate à interferência eleitoral:

“Eles enfrentam, qualitativamente, os mesmos tipos de problemas. Mas eles não podem investir. Nosso investimento em segurança é maior que a receita total de sua empresa”.

O aplicativo TikTok, desenvolvido pela ByteDance, para criar e compartilhar vídeos curtos, apareceu como concorrente do Facebook, que respondeu com o lançamento do aplicativo Lasso. Sobre ele, Zuckerberg afirmou:

Temos um produto chamado Lasso que é um aplicativo independente em que estamos trabalhando, tentando ajustar o mercado do produto em países como o México. Estamos tentando primeiro ver se conseguimos fazê-lo funcionar em países onde o TikTok ainda não é grande antes de competirmos com o TikTok nos países em que ele é [popular]”.

A imprensa americana vem sendo extremamente crítica com as condições insalubres de trabalho dos mais de 30 mil moderadores de conteúdo contratados pela empresa. Sobre a cobertura da mídia, Zuckerberg afirmou:

Algumas reportagens são um pouco exageradas, eu acho. Elas parecem vasculhar e até entender o que está acontecendo, mas parecem apenas ver o lado terrível das coisas o dia todo. Existem coisas muito ruins com as quais as pessoas precisam lidar, de fato, e temos que garantir que as pessoas recebam o aconselhamento, o espaço e a capacidade certas de fazer pausas e obter o apoio à saúde mental de que precisam. É algo realmente importante”.

As duas horas de áudio vazadas estão disponíveis, na íntegra, no The Verge. Para ver os detalhes do vazamento, basta acessar os links de fonte:

Fonte: The Verge/Canaltech

COMPARTILHE AGORA:

Leia também