Chuva, granizo e trovoada: veja previsão do tempo para esta semana no DF

Apesar da alta umidade, termômetros chegam a 33º C nesta terça-feira (8), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Velocidade dos ventos podem chegar a 60 km/h.

Fotografia de longa exposição de raios e tempestade no Distrito Federal — Foto: Felipe Bastos/Arquivo pessoal
Fotografia de longa exposição de raios e tempestade no Distrito Federal — Foto: Felipe Bastos/Arquivo pessoal

A chuva, acompanhada de trovoada e ventos fortes, deve continuar pelo menos até esta quinta-feira (10) no Distrito Federal. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de umidade em torno dos 90% e temperaturas mínimas de 18º C neste período, principalmente no início da manhã.

Apesar do tempo úmido, os termômetros se elevam no decorrer do dia e podem ficar em torno dos 33º C. Além do calor, a combinação de alta temperatura e nuvens de chuva também favorecem a formação de granizo no céu.

O fenômeno, segundo a meteorologista do Inmet Maiane Araújo, é comum para esta época do ano e acontece, principalmente, por causa da altitude alcançada pelas nuvens de chuva – as chamadas “cumulus nimbus”.

“Essas nuvens têm o combustível ideal para formação do granizo. Elas atingem altitude muito elevada, onde a temperatura é extremamente baixa, e dentro delas têm correntes de vento, que favorecem a queda do granizo”, explica a especialista.–:–/–:–

Veja estragos causados pela chuva, nesta segunda-feira (7), no DF
Veja estragos causados pela chuva, nesta segunda-feira (7), no DF

Previsão do tempo

Para esta terça-feira (8), o Inmet prevê a continuidade das pancadas de chuva em partes do DF.

O tempo deve permanecer nublado, e a umidade vai variar entre 90% e 35%. Os ventos continuam intensos e podem alcançar a marca dos 60 km/h – velocidade semelhante à registrada na tarde desta segunda (7) nas regiões de Samambaia, Águas Claras e Taguatinga (veja vídeo acima).

Ao longo do dia, as chuvas pontuais ocorrem acompanhadas de “trovoadas isoladas”, segundo o Inmet. “A partir de quinta-feira (10), a tendência para o fim de semana é de um novo intervalo com tempo mais aberto, sem chuva”.

“As primeiras chuvas no fim da estação seca são irregulares até se estabelecer o início da estação chuvosa. As primeiras chuvas têm essas características.”

Chuva e vento forte em Águas Claras, no DF — Foto: Arquivo pessoal
Chuva e vento forte em Águas Claras, no DF — Foto: Arquivo pessoal

Chuva em outubro

De 1º de outubro até a manhã desta terça (8), as estações meteorológicas do Inmet registraram quase 60 milímetros de chuva em todo o DF. O Paranoá foi a região com o maior índice de precipitação. Veja abaixo:

  • Paranoá: 21,2 mm
  • Gama: 20,2 mm
  • Brazlândia: 13 mm
  • Águas Emendadas: 5,4 mm
  • Plano Piloto: 1,6 mm

O esperado para todo o mês é que o volume de chuva alcance 159,8 mm. A estimativa corresponde à média histórica registrada durante os meses outubro, no DF, desde 1960.

Rua alagada no P Norte, em Ceilândia (DF) — Foto: Arquivo pessoal
Rua alagada no P Norte, em Ceilândia (DF) — Foto: Arquivo pessoal

Ventos fortes e granizo

Na chuva registrada no DF nesta segunda-feira (7), os ventos fortes causaram estragos em algumas regiões. Em Brazlândia, a velocidade do vento chegou a 57 km/h, segundo o Inmet. No Gama, a tempestade alcançou cerca de 38 km/h.

Já em Samambaia, onde uma loja ficou destelhada, o instituto de meteorologia estima que o vento chegou a 60 km/h no momento da chuva. Como a região não possui estação meteorológica, a velocidade não pode ser confirmada por aparelhos.

Em Águas Claras, moradores também registraram chuva e ventos fortes. Ruas ficaram alagadas e o trânsito ficou complicado para quem precisava passar por Vicente Pires u acessar a EPTG (veja vídeo).

No Plano Piloto, a estação 102 Sul do Metrô ficou sem energia elétrica. Um raio caiu na região de Ceilândia, mas atingiu toda a rede do metrô na capital. Por conta do incidente, vagões operaram em velocidade reduzida.

Fonte: Marília Marques, G1 DF

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *