Garis do SLU fazem paralisação e suspendem serviços de limpeza no DF

Foto: TV Globo

Funcionários cruzaram os braços na manhã desta quinta-feira (10); categoria reivindica supostas demissões. G1 aguarda posicionamento do GDF.

Garis do Distrito Federal paralisaram serviço de limpeza urbana no Distrito Federal — Foto: TV Globo
Garis do Distrito Federal paralisaram serviço de limpeza urbana no Distrito Federal — Foto: TV Globo

Cerca de 5 mil garis que prestam serviço ao Distrito Federal cruzaram os braços na manhã desta quinta-feira (10). A categoria cobra um posicionamento do governo sobre supostas demissões de funcionários. Com a paralisação, o serviço de limpeza urbana foi suspenso nas regiões por tempo indeterminado.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Urbana (Sindlurb), cerca de 1,5 mil funcionários foram demitidos recentemente. A categoria, portanto, decidiu suspender as atividades para cobrar explicações do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que administra o trabalho.

“Não iremos aceitar essa situação, diante dos fatos, exigimos um posicionamento do SLU e das empresas para que essa situação seja revertida”, disse José Claudio de Oliveira, presidente do sindicato. “Só assim os trabalhos voltarão ao normal”.

Procurado pelo G1, o SLU informou em nota que está avaliando a situação “para tomar as medidas necessárias”.

Garis que prestam serviço ao DF paralisaram as atividades na manhã desta quinta-feira (10) — Foto: Vanna Oliveira/Arquivo pessoal
Garis que prestam serviço ao DF paralisaram as atividades na manhã desta quinta-feira (10) — Foto: Vanna Oliveira/Arquivo pessoal

Ao todo, o DF possui 28 distritos de limpeza e, segundo representantes da categoria, “houve uma redução de 50% do quadro de funcionários”.

A reportagem procurou as três empresas contratadas pelo GDF para prestar o serviço. A direção da Sustentare Saneamento afirmou que não iria se posicionar sobre o caso. O G1 tenta contato com representantes da Valor Ambiental e Consita.

Trabalhos interrompidos

Com a paralisação, os garis suspenderam os serviços de coleta de lixo em casas e comércios do DF na manhã desta quinta-feira (10).

Além disso, os funcionários deixaram de realizar serviços como o de varrição e lavagem das pistas, pintura de meios-fios e parte da coleta seletiva.

Fonte: G1 DF

COMPARTILHE AGORA:

Leia também