Moradores de Vicente Pires, no DF, reclamam de ‘casinhas’ construídas para tapar buracos em pistas

Foto: Aline Ramos/G1

Estruturas abrigam túneis de obras pluviais. Tapumes de madeira ficam no meio das vias e, segundo vizinhança, prejudicam trânsito na região.

Tapumes de madeira atrapalham o trânsito na Vicente Pires. Casinhas foram levantadas para indicar tunel de obra pluvial.  — Foto: Aline Ramos/G1
Tapumes de madeira atrapalham o trânsito na Vicente Pires. Casinhas foram levantadas para indicar tunel de obra pluvial. — Foto: Aline Ramos/G1

Moradores de Vicente Pires reclamam de “casinhas” de madeira construídas pelo Governo do Distrito Federal para tapar buracos abertos em pistas da região. Segundo os moradores, as estruturas têm prejudicado o trânsito, principalmente na Rua 4A.

O GDF afirma que os tapumes cobrem buracos feitos para a realização de obras de drenagem pluvial. Segundo o Executivo local, as estruturas são essenciais para a execução das reformas.

Casinha de madeira foi construída para indicar túnel de obra pluvial. Placa pede que o trânsito seja desviado.  — Foto: Aline Ramos/G1
Casinha de madeira foi construída para indicar túnel de obra pluvial. Placa pede que o trânsito seja desviado. — Foto: Aline Ramos/G1

As construções são formadas por vários tapumes de madeira em volta de um buraco. Na Rua 4A, ao todo, são três crateras cobertas por estruturas do tipo.

“Já tem uns nove meses que cavaram esses buracos e nunca mais voltaram. As casinhas foram feitas pelo pessoal da obra, e como ficam no meio da pista, atrapalham o trânsito. Já teve até acidente, porque as madeiras atrapalham a visão de quem vem”, comenta Marcelo Vieira, lojista da região.

As “casinhas” como os moradores chamam, foram levantadas pelo GDF para dar acesso à rede de drenagem. Segundo a Secretaria de Obras e Infraestrutura, as estruturas são postos de acesso a um túnel.

Sistema de tunnel liner usado para construção de túneis de drenagem, na Vicente Pires. — Foto: Aline Ramos/G1
Sistema de tunnel liner usado para construção de túneis de drenagem, na Vicente Pires. — Foto: Aline Ramos/G1

“Essas ‘casinhas’ são os postos de acesso do túnel linner. É um método não destrutivo para a realização de obras de drenagem pluvial. Elas que dão acesso a essas estruturas”, afirma a pasta.

Os túneis podem chegar a mais de seis metros de profundidade, e são usados para a realização de obras subterrâneas como rede de esgotos, passagens de cabos de telefonia e de energia, e em especial, obras de drenagem de águas pluviais, como é o caso de Vicente Pires.

Para Alice Cunha, moradora da quadra, as construções improvisadas foram uma boa ideia para evitar que alguém caia nos buracos. No entanto, ela afirma que as estruturas atrapalham e congestionam o trânsito na região.

“Como as casinhas são grandes, evitam que alguém se aproxime e caia dentro do túnel. Mas os buracos estão no meio da rua, impossibilitando que a via seja de mão dupla, como deveria ser”, comenta.

A Secretaria de Obras e Infraestrutura, no entanto, afirma que as estruturas têm menos impacto no trânsito do que outras soluções. “Dessa forma, o tráfego das vias urbanas não é totalmente prejudicado, como ocorre nas obras de drenagem executadas com escavação do terreno”.

Canteiro de Obras

Placa indica obras em Vicente Pires — Foto: Reprodução/TV Globo
Placa indica obras em Vicente Pires — Foto: Reprodução/TV Globo

As obras de drenagem e pavimentação em Vicente Pires começaram em 2015. Passados quatro anos, o local, que costuma ser castigado pelas chuvas, continua sendo um canteiro de obras a céu aberto.

Nesta manhã, um ônibus atolou na lama em um trecho em obras da rua 4 A. Os passageiros tiveram que descer do coletivo.

No ano passado, uma picape foi “engolida” por uma cratera aberta no asfalto por conta da chuva. O casal de idosos que estava no carro só conseguiu sair do veículo com a ajuda de comerciantes da região, que fizeram uma “corrente humana” para resgatá-los.

Fonte: Aline Ramos*, G1 DF

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