‘Isso acontece também em outros setores’, diz Moro sobre base da Funai destruída na terra indígena mais ameaçada do país

Foto: Fábio Tito/ G1

O ministro da Justiça e Segurança Pública afirmou ainda que precisa colher mais informações sobre o prédio destruído em Rondônia.

Sérgio Moro em Fórum de Investimentos Brasil 2019    — Foto: Reprodução/TV Globo
Sérgio Moro em Fórum de Investimentos Brasil 2019 — Foto: Reprodução/TV Globo

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, comentou nesta sexta-feira (11) a destruição do posto de fiscalização da Fundação Nacional do Índio (Funai) dentro da terra Karipuna, em Rondônia, que foi noticiada pelo G1 nesta quinta-feira (10). Segundo ele, há problemas e carências em vários setores. O território indígena onde o imóvel foi atacado é o mais ameaçado por queimadas no Brasil.

“Pode haver carências específicas em um local x, em um local y ou numa base… Mas isso acontece também em outros setores. Nós temos, por exemplo, problemas de recursos humanos na Polícia Federal e na Polícia Rodoviária Federal que estamos buscando resolver”, disse o ministro em entrevista durante evento em São Paulo.

O imóvel destruído em Rondônia deveria ajudar a evitar ataques criminosos à terra indígena. Ele foi construído pela empresa Santo Antônio Energia, como contrapartida pela construção da usina Santo Antônio, no Rio Madeira, em Porto Velho.

 Estrutura construída para fiscalização foi destruído; paredes estão queimadas e vidros quebrados  — Foto: Fábio Tito/ G1
Estrutura construída para fiscalização foi destruído; paredes estão queimadas e vidros quebrados — Foto: Fábio Tito/ G1

O prédio foi entregue em 2016 e custou R$ 750 mil, porém, quase não foi utilizado. De acordo com os Karipuna e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), fiscais chegaram a trabalhar nos primeiros meses daquele ano no posto, porém, os recursos secaram, e o prédio ficou abandonado.

Quando questionado sobre o que o Ministério da Justiça e Segurança Pública poderia fazer sobre o caso, o ministro disse que “sobre essa situação específica, teria que colher informações no âmbito da Funai”.

Em fevereiro de 2018, o Cimi e o Greenpeace denunciaram a depredação do prédio para o Ministério Público Federal. Os promotores dizem que o caso não foi levado à Justiça porque os suspeitos não foram identificados.–:–/–:–

Índios Karipuna relatam invasões e grilagem dentro de território
Índios Karipuna relatam invasões e grilagem dentro de território

Karipuna x queimadas

Os karipuna têm o território mais ameaçado do Brasil quando o quesito é o número de focos em um raio de até 5 quilômetros da demarcação. Quando o critério é queimada dentro da área, a terra está entre as 20 com mais queimadas no Brasil.

O território abrange parte de Porto Velho e de Nova Mamoré. No caminho até a aldeia, pasto e gado dominam a paisagem. A floresta aparece só depois da ponte do igarapé Fortaleza, ponto de entrada na terra indígena.

O desmatamento na terra Karipuna passou de 3,6 km² em 2017 para 13,7 km² em 2018, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No caso das queimadas, o número de janeiro até setembro deste ano (66) está próximo do que foi registrado em todo o ano de 2017 (74).

Fonte: G1 SP

COMPARTILHE AGORA:

Leia também