‘Estou num país capitalista’, diz Bolsonaro ao chegar à China

Foto: Estadao

País comemorou o 70º aniversário da revolução comunista no início do mês. Presidente diz que prioridade da visita é

DO presidente Jair Bolsonaro disse estar em um país capitalista ao chegar nesta quinta-feira (24) à China, que comemorou o 70º aniversário da revolução comunista no início do mês.

Bolsonaro fez a afirmação ao ser questionado sobre estar em um país comunista, sistema político reiteradamente criticado pelo presidente. Durante as eleições, em 2018, ele defendeu “dar um pé no traseiro do socialismo, no comunismo” ao dizer que o Brasil devia se afastar da Venezuela.

O presidente não quis falar sobre críticas que fez à China na campanha, quando disse várias vezes que incentivaria o país asiático a comprar no Brasil, não a comprar o Brasil.

Uma viagem de deputados do PSL – partido do presidente – à China em janeiro deste ano foi criticada pelo ideólogo Olavo de Carvalho e, segundo o blog da Andréia Sadi, causou mal-estar no Planalto. avaliação de ministros ouvidos pelo blog na ocasião era a de que o grupo estava “deslumbrado” e que a viagem “desgasta” a imagem do governo.

Em março, entretanto, o presidente anunciou que iria à China, a convite do presidente chinês, Xi Jinping e disse que a relação com o país iria melhorar.

“Nós queremos nos aproximar do mundo tudo, ampliar nossos negócios, abrir nossas fronteiras, e assim será o nosso governo, essa foi a diretriz dada a todos os nossos ministros”, afirmou durante a apresentação das credenciais do embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, em março.

Do lado chinês, o discurso também mudou. Em novembro de 2018, logo após a eleição, o jornal estatal chinês, “China Daily”, publicou um editorial em que dizia que Bolsonaro foi “menos que amigável” em relação à China durante a campanha e advertia sobre o custo do novo presidente querer ser um “Trump tropical”.

Em março, ao apresentar suas credenciais a Bolsonaro, o embaixador chinês afirmou a jornalistas que a conversa com o presidente brasileiro foi “excelente” e destacou o interesse em “ampliar” as relações com a China.

“A conversa foi excelente e, sobretudo, o presidente Bolsonaro manifestou grande interesse de ampliar a aprofundar a relação com China. Pessoalmente, como embaixador, me sinto muito satisfeito”, declarou o embaixador.

Investimentos no setor energético

A prioridade da visita é ampliar a relação comercial entre os dois países, segundo Bolsonaro. A China é o principal parceiro comercial do Brasil, com US$ 70 bilhões negociados em 2017.

Perguntado se ofereceria estatais brasileiras aos chineses, o presidente indicou que pretende obter investimentos no setor energético – o plano de privatizações do governo federal prevê a venda da Eletrobras, além de venda de linhas de transmissão e parceria para a conclusão de Angra 3.

“O que acontece. Muitos criticam as privatizações. Arrebentaram com as estatais. Conseguiram quase quebrar uma petroleira. Então, nós estamos numa situação que não tem mais alternativa. O sistema energético nós não temos suficiente para investir para que ele não entre em um colapso brevemente “, afirmou.

Bolsonaro deve se encontrar com o presidente chinês, Xi Jinping, na sexta-feira (25). Xi é secretário-geral do Partido Comunista Chinês.

A visita à China é parte de um périplo do presidente por Ásia e Oriente Médio neste mês. Ele embarcou em 19 de outubro e deve retornar no dia 31. Ele já passou pelo Japão, onde participou da entronização do imperador Naruhito, está na China e irá para Emirados Árabes, Catar e Arábia Saudita.

Bolsonaro está na China e busca atrair investimentos para o Brasil
Bolsonaro está na China e busca atrair investimentos para o Brasil

Fonte: G1

COMPARTILHE AGORA:

Leia também