Jovem trans faz 1º Enem no DF com nome que escolheu oficializado no RG: ‘estou feliz pelo respeito’

Marie Flora, de 29 anos, é candidata pelo terceiro ano consecutivo. Por dois anos, prestou exame com nome social.

Por Afonso Ferreira e Carolina Cruz, G1 DF

ENEM 2019 - Brasília (DF) - Marie Flora realiza primeiro Enem com o nome que escolheu ter oficializado no RG, em Brasília, no DF  — Foto: Afonso Ferreira/G1

ENEM 2019 – Brasília (DF) – Marie Flora realiza primeiro Enem com o nome que escolheu ter oficializado no RG, em Brasília, no DF — Foto: Afonso Ferreira/G1

Pela primeira vez, Marie Flora, aos 29 anos, presta o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o nome oficialmente alterado no documento. A candidata trans realiza neste domingo (10) o segundo dia de prova no Distrito Federal e comemora ser chamada pelos monitores da forma que escolheu.

  • “Estou feliz pelo respeito. Todo mundo está respeitando as pessoas trans, mesmo antes de ter os documentos retificados oficialmente, respeitaram o nome social”, relata.

Marie Flora conta que prestou o Enem com o nome social em 2017 e 2018. Esta é a terceira vez consecutiva que participa da avaliação. A jovem pretende cursar administração.

“Estou muito feliz e ansiosa pela minha nota”, conta.

ENEM 2019 - Brasília (DF) - Marie Flora e o namorado, César Ramos, chegaram juntos para a prova do Enem na Asa Sul, no DF — Foto: Afonso Ferreira/G1

ENEM 2019 – Brasília (DF) – Marie Flora e o namorado, César Ramos, chegaram juntos para a prova do Enem na Asa Sul, no DF — Foto: Afonso Ferreira/G1

Marie fez a mudança de nome em cartório. O procedimento foi regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça em junho de 2018. A regra colocou em prática o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que não é preciso decisão judicial nem comprovação da cirurgia de redesignação sexual para alterar os documentos.

O namorado da jovem, César Ramos, acompanhou Marie enquanto ela procurava formas de garantir o direito de escolher o nome do documento.

“Foi muito difícil. Muitas pessoas não sabiam que ela poderia ter esse direto”, conta.

2º dia de prova

Neste domingo, os candidatos ao Enem realizam o segundo dia de avaliação. Hoje será aplicada prova de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.

  • No Distrito Federal, a avaliação é aplicada em 2.934 salas, em 158 instituições. Mais de 95,8 mil inscritos realizam a prova na capital.

Fonte: G1/DF

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *