Seguidores de Guaidó entram na embaixada da Venezuela no DF; apoiadores de Maduro protestam

Polícia Militar foi chamada para prestar reforço na segurança. Embaixadora designada por Guaidó disse que funcionários abriram as portas da embaixada voluntariamente. Mas manifestantes pró-Maduro falam em invasão.

Apoiadores de Guaidó ocupam sede da embaixada da Venezuela em Brasília
Apoiadores de Guaidó ocupam sede da embaixada da Venezuela em Brasília

Apoiadores do presidente autoproclamado da Venezuela, Juan Guaidó, entraram na embaixada da Venezuela, em Brasília, na manhã desta terça-feira (13). Enquanto a embaixadora designada por Guaidó, María Teresa Belandria, diz que a sede diplomática “abriu as portas voluntariamente”, manifestantes pró-Nicolás Maduro falam em invasão.

A Polícia Militar foi chamada para reforçar a segurança do local. A corporação informou que, por volta das 5h, pelo menos 14 pessoas haviam ultrapassado os portões. Do lado de fora, cerca de 30 manifestantes demonstravam apoio ao atual corpo diplomático – indicado pelo presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Por volta das 8h, o grupo pró-Maduro forçou a entrada da embaixada, e apoiadores de Guaidó estacionaram um carro na frente do portão, pelo lado de dentro. A PM separou a confusão e fechou os portões.

Manifestantes pró-Maduro fazem ato na embaixada da venezuela, em Brasília — Foto: Luiza Garonce/G1
Manifestantes pró-Maduro fazem ato na embaixada da venezuela, em Brasília — Foto: Luiza Garonce/G1

O governo brasileiro reconhece Guaidó como presidente da Venezuela e Belandria como embaixadora do país no Brasil. A sede diplomática venezuelana em Brasília está sem embaixador desde 2016, quando Alberto Castellar foi chamado de volta ao país como resposta de Maduro ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.

O atual responsável pela embaixada é o encarregado de negócios Freddy Meregote. Nesta manhã, ele disse à imprensa que o local “foi invadido irresponsavelmente por um grupo delitivo, de pessoas uniformizadas e não reconhecidas.” Ele disse que a ação de apoiadores de Juán Guiadó “violenta a Convenção de Viena” e também falou em “violação dos direitos das famílias que moram na embaixada”.

Meregote afirmou que, embora Bolsonaro tenha reconhecido Belandria como embaixadora da Venezuela no Brasil, a representação do governo de Maduro não foi declarada como “non grata”. “A Convenção de Viena diz que precisamos ser declarados ‘non gratos’ para sair do país.”

A Convenção de Viena, estabelecida em 1961, diz que “as premissas da missão diplomática são invioláveis. Os agentes do Estado receptor não podem entrar nelas, exceto com o consentimento do chefe da missão”.

O ministro de Relações Exteriores do governo Maduro também citou o documento internacional ao denunciar a invasão da embaixada no Brasil. “Responsabilizamos o governo do Brasil pela segurança de nossa equipe e instalações. Exigimos respeito pela Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas”.

O incidente ocorre no momento em que Brasília é sede da cúpula do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

PM faz segurança do lado de fora da embaixada da Venezuela em Brasília — Foto: Luiza Garonce/G1
PM faz segurança do lado de fora da embaixada da Venezuela em Brasília — Foto: Luiza Garonce/G1

Leia íntegra da nota oficial divulgada por María Teresa Belandria

“En horas de la mañana de hoy, 13 de noviembre de 2019, un grupo de funcionarios de la embajada de Venezuela en Brasil, se comunicó con nosotros para informarnos que reconocen al Presidente Juan Guaidó. Estos procedieron a abrir las puertas y a entregar voluntariamente la sede diplomática a la representación legítimamente acreditada en Brasil. Esta acción fue comunicada inmediatamente al Ministerio de Relaciones Exteriores.

Al ingresar a la sede pudimos verificar que un grupo de funcionarios se encontraba habitando la residencia oficial, que se encuentra contigua a la sección administrativa. Se les notificó de la acción emprendida por sus compañeros e, inmediatamente, se les invitó a incorporarse al trabajo en la embajada garantizándoles todos sus derechos laborales. Finalmente, les comunicamos nuestra mejor disposición de mediar con las autoridades brasileñas en caso de que decidan no abandonar el país.

Valoramos positivamente el reconocimiento al gobierno legítimo del Presidente Guaidó, y solicitamos a todos los funcionarios acreditados en la embajada y en los 7 consulados de Venezuela, adoptar esta misma decisión e incorporarse a sus labores para trabajar en pro de todos los venezolanos residentes en Brasil.

Informaremos oportunamente sobre los avances de este proceso y les agradecemos seguir atentos a la información oficial de nuestra embajada.”

Fonte: Luiza Garonce e Marília Marques, G1 DF

COMPARTILHE AGORA:

Leia também