UnB divulga regras para acesso via notas do Enem; veja o que muda

Foto: Secom/UnB

Universidade de Brasília deixou de adotar Sisu como forma de ingresso. Seleção oferece 2,1 mil vagas para 1º semestre de 2020.

Alunos no Instituto Central de Ciências (ICC) da Universidade de Brasília (UnB) — Foto: Secom/UnB
Alunos no Instituto Central de Ciências (ICC) da Universidade de Brasília (UnB) — Foto: Secom/UnB

A Universidade de Brasília (UnB) publicou as regras de seleção para cursos presenciais no primeiro semestre de 2020. O ingresso deixa de ser por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e passa a ser via edital próprio, com base no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições começaram nesta quarta-feira (13).

Ao todo, a instituição oferece 2.112 vagas de graduação. Para participar, é necessário ter feito o Enem de 2019 e, no momento da inscrição, optar pelo curso, turno e campus de preferência. O prazo da candidatura vai até 6 de dezembro.

De acordo com o edital, os candidatos podem optar entre três sistemas de ingresso. Cada um exige requisitos específicos, que são descritos no edital. Veja possibilidades:

  • ampla concorrência (sistema universal),
  • cotas para escolas públicas e
  • cotas para negros.
Acesso à UnB no primeiro semestre de 2020 — Foto: Cebraspe/Reprodução
Acesso à UnB no primeiro semestre de 2020 — Foto: Cebraspe/Reprodução

A data do resultado do processo seletivo será divulgada na Agenda do Calouro. Informações podem ser obtidas no site ou na Central de Atendimento ao Candidato do Cebraspe. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, pelo telefone (61) 3448-0100.

O que muda

Em julho, a UnB anunciou que deixaria de adotar o Sistema de Seleção Unificada como forma de ingresso nos cursos de graduação.

A partir de 2020, a instituição fará um processo seletivo específico, em período anterior ao Sisu. O critério de seleção, porém, continuará sendo a nota do Enem.

Na prática, o candidato terá que aplicar o resultado do Enem em um edital próprio da UnB, em vez de fazê-lo na plataforma do Ministério da Educação (MEC). O quantitativo de vagas (de 25%) e o período de ingresso, no primeiro semestre letivo, estão mantidos.

Formas de ingresso na Universidade de Brasília (UnB) a partir de 2020 — Foto: Igor Outeiral/Secom UnB/Divulgação
Formas de ingresso na Universidade de Brasília (UnB) a partir de 2020 — Foto: Igor Outeiral/Secom UnB/Divulgação

Os candidatos do Programa de Avaliação Seriada (PAS) e do vestibular também não vão poder mais mudar a pré-opção de curso, turno ou campus – possibilidade ofertada desde 2016 pelo programa SISUnB.

Até este ano, era possível trocar completamente a pré-escolha por meio do Sistema Informatizado de Seleção, ao ter acesso à nota individual da prova, antes mesmo do resultado final.

As medidas foram aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em reunião no dia 27 de junho.

Fonte: G1 DF

COMPARTILHE AGORA:

Leia também