Black Friday: É preciso ter cautela nas compras para não se arrepender depois

foto: Reprodução/Freepik

Por Matheus Venzi – SoS Brasília

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Na época da Black Friday, que será realizada no fim do mês no dia 29, o espírito de compra domina as propagandas e os consumidores ficam ansiosos com as promoções. Entretanto, é necessário ter cuidado para não se arrepender depois. De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) do Brasil, 85% dos consumidores fazem compras sem nenhum tipo de planejamento.

O estudo aponta que 47% dos entrevistados acabam gastando descontroladamente por ansiedade, outros 44% gastam por insatisfação com a própria aparência. De acordo com a psicóloga Lia Clerot, o impulso é uma forma de compensar os problemas de autoestima e inseguranças das pessoas. “Acredito que a falta de visão de si mesmo e de amor próprio faz com que a pessoa desconte todas as suas frustrações e problemas em coisas externas, uns descontam na comida, outros na bebida e muitos nas compras”, ressalta.

De acordo com a especialista, evitar o cartão de crédito é uma boa maneira de controlar os gastos. “Quando saímos só com dinheiro na carteira e gastamos um grande volume, visualmente aquela movimentação nos impacta, já com o cartão cria-se a ilusão de que não houve um gasto já que não se viu quantitativamente o quanto se gastou, ali no ato de pagar o caixa”, diz.

Outra dica da psicóloga é saber separar a necessidade do desejo. “Se seu celular estraga, a compra de um novo é uma necessidade, porque você usa o telefone como meio de comunicação. Mas, se ele está em bom estado e você apenas quer um mais moderno, isso configura desejo”, esclarece Lia.

O especialista em inteligência emocional, Fabrício Nogueira, também afirma que os sentimentos podem reforças as compras impulsivas. “A aquisição instantânea de algo, muitas vezes, é feita para suprir um sentimento, mas ela não preenche o vazio e não soluciona os possíveis problemas emocionais, por isso, nesse momento é melhor refletir sobre a necessidade de compra dos bens de consumo”, comenta.

Na opinião do especialista, o desejo e a sensação de imediatismos já são fatores comuns na sociedade moderna. “Vivemos a geração fast food, ou seja, tudo é pra agora, e esse imediatismo é que acaba trazendo frustração e infelicidade. Acredito que a compra de algo que gostamos é importante, mas é necessário avaliar se temos a condição financeira para isso. A aquisição instantânea ou simplesmente ter algo porque o outro tem, não preenche o vazio e não resolve problemas, pensar melhor sobre as atitudes que tomamos é sempre uma boa solução para todas as áreas da nossa vida”, conclui Fabrício.

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