Desafio de dados: 145 candidatos do DF disputam melhor solução para educação no Brasil

Foto: Hitesh Choudhary/Pixabay

Equipe que sugerir melhor política pública ganha viagem para Estados Unidos. Premiação ocorre em 26 de novembro, em Brasília.

Programador usa computador para escrever linhas de código — Foto: Hitesh Choudhary/Pixabay
Programador usa computador para escrever linhas de código — Foto: Hitesh Choudhary/Pixabay

A segunda edição do Desafio de Dados, uma maratona de “hackers do bem”, recebeu 145 inscrições de participantes do Distrito Federal. Os brasilienses ficaram em segundo lugar no número de candidatos na disputa, ficando atrás apenas de São Paulo. No Brasil, ao todo, são 766 competidores.

O datathon – maratona de dados – consiste em analisar dados públicos e transformá-los em uma iniciativa para a educação. Vence o desafio, a equipe que conseguir transformar informações em grandes ideias e soluções para a área. O resultado será divulgado no dia 26 de novembro, em Brasília.

A competição é gratuita e propõe que os participantes montem equipes para analisar dados abertos da educação pública brasileira. Os dez melhores projetos, segundo as notas das curadorias, serão expostos no site do evento para votação popular.

Os autores do projeto que acumular mais votos ganharão uma viagem para Chicago, nos Estados Unidos. No país, o objetivo é conhecer startups e iniciativas inovadoras da cidade.

Durante a premiação, especialistas, pesquisadores e estudantes de todo o país vão se reunir para discutir o papel da tecnologia, o futuro da educação e sobre a cultura da análise de dados no mundo. Os ingressos custam R$ 260 e estão disponíveis na internet.

Programação

Na programação, o Desafio de Dados vai reunir startups e promover uma feira de negócios e inovação no local. Os encontros preveem debates sobre Data Science, governança e análise de dados, por exemplo.

Outra novidade do evento é o espaço “Girls in Tech”, além de oficinas de programação e palestra sobre inteligência artificial aplicada aos games. O evento contará ainda com nomes de pesquisadores da área da tecnologia. Veja abaixo:

  • Roseli Lopes (FEBRACE)
  • Rosine Kadamani (CEO – Fundadora da Blockchain Academy)
  • Claudia Taya (Secretária de Transparência e combate à corrupção da CGU)
  • Alessandra Montini (Head LAB Data FIA / USP)
  • Priscila Cruz (Presidente do Todos Pela Educação)
  • Cristina Castro (idealizadora do Projeto Glória)
  • Gustavo Guimarães (CEO da Qubo Tecnologia)
  • Marcelo Tas (Apresentador).

Datathon

A primeira edição do evento, em julho de 2018, foi o primeiro datathon nacional com foco em saúde pública no país. O desafio recebeu a inscrição de 574 interessados. A análise sobre a situação vacinal contra o papiloma vírus humano (HPV) levou o prêmio de melhor projeto.

O trabalho conjunto de três mestrandos e doutores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) provou que, a partir da expansão da cobertura vacinal no Brasil, é possível que milhares de vidas sejam salvas e milhões de reais em recursos públicos poupados para investimento.

O relatório serviu de base para o Ministério da Saúde rever toda a política de vacinação.

Fonte: G1 DF

COMPARTILHE AGORA:

Leia também