China afirma que Huawei vai construir rede 5G no Brasil

Governo chinês diz estar confiante de que Brasil vai escolher a empresa chinesa para construção da rede móvel 5G

 governo da China diz estar confiante de que o Brasil vai escolher a Huawei para construir a rede móvel 5G no país.

Xi Jinping, presidente chinês, se encontrará com o presidente Jair Bolsonaro esta semana, durante a cúpula do Brics. Esse será o segundo encontro entre os dois em menos de um mês.

Embaixador da China em Brasília, Yang Wanming disse acreditar que o Brasil “levará em conta seu próprio interesse no desenvolvimento”, destacando que a relação do país com a Huawei permaneceu racional em meio a campanha de difamação realizada pelos EUA.

As autoridades americanas alertaram seus aliados sobre a dependência de componentes da Huawei em redes 5G, afirmando que isso facilitaria a espionagem chinesa. Secretário de Estados dos EUA, Mike Pompeo reiterou as advertências em um discurso na Alemanha, dizendo que a empresa não é totalmente confiável, já que está sob o controle do partido comunista da China.

O vasto apetite da China por matéria-prima, como ferro e soja, tornou o país o principal parceiro comercial do Brasil nos últimos anos; as empresas chinesas investem de forma pesada no país.

Por outro lado, o presidente brasileiro é um aliado de Donald Trump, presidente americano, e Washington alertou que poderia diminuir a cooperação de segurança com o Brasil se a escolha pela Huawei se confirmar.

Fonte: Guilherme Preta, editado por Matheus Luque – Bloomberg

COMPARTILHE AGORA:

Leia também