Crianças pedem calçada nova, GDF providencia

Fotos: Divulgação / Ascom São Sebastião

Em São Sebastião, alunos da Escola Classe Cerâmica da Bênção enviam desenhos com demandas à administração e são atendidos

Por meio de desenhos, alunos relataram à administração regional da cidade os problemas de mobilidade que gostariam de ver resolvidos | Fotos: Divulgação / Ascom São Sebastião

Maria Olívia Araújo Costa, de 8 anos, mora em São Sebastião, e todo dia pela manhã sua mãe a leva à Escola Classe Cerâmica da Bênção. As duas comemoram: antes cheia de buracos, a calçada por onde elas têm de passar para chegar à escola está praticamente nova, restaurada pela Novacap. Só há um problema: muita gente joga lixo no local.

Conscientes de que a manutenção de espaços e patrimônio públicos é um trabalho que precisa da participação de todos, os colegas de sala de Maria Olívia estão confeccionando vários cartazes de conscientização.  A meta é despertar a comunidade para colaborar com um trabalho que, afinal, beneficia a todos.

Mobilização

O projeto é da professora Blandine Sousa, de 34 anos. Após uma aula de história sobre a cidade, ela teve a ideia de mobilizar a escola quanto à necessidade de cuidar da calçada, que, cheia de desníveis, chegou a provocar quedas dos pedestres.

“A frente da escola estava muito feia, a calçada quebrada, muita poça de lama e lixo, e com isso resolvemos pedir à administração para resolver esse problema”, conta a professora. Os estudantes abraçaram a causa e escreveram uma carta ao administrador com vários desenhos de como queriam a nova estrutura.

Acionada, a Novacap prontamente cuidou dos reparos da calçada próxima à escola 

Administração acionada

“Ouvindo os alunos, fiquei preocupado com a situação das crianças e suas demandas, e não podíamos ser omissos”, relata o administrador regional de São Sebastião, Alan Valin. “Com isso, conseguimos incluir a obra nessa e em outras escolas que sofrem com o mesmo problema.”

Uma empresa terceirizada pela Novacap construiu 150 metros da tão sonhada calçada na escola de Maria Olívia, conforme a orientação do GDF, que investe na promoção de acessibilidade e mobilidade urbana. “O maior benefício que ganhamos é o acesso para todos”, ressalta a diretora da escola, Alessandra Rabelo. “Estudantes, pais e professores agora poderão transitar com mais mobilidade, facilidade e segurança”.

“O maior benefício que ganhamos é o acesso para todos”Alessandra Rabelo, diretora da Escola Classe Cerâmica da Bênção

Em São Sebastião já foram construídos mais de quatro quilômetros de calçadas nos bairros Bora Manso, Morro Azul, Residencial Oeste, Jardins Mangueiral, São Bartolomeu e, recentemente, no centro. “Esse é mais um compromisso do GDF com a melhoria na qualidade de vida da população da cidade, que tanto sofria com a falta de calçadas e dificuldade de transitar em locais diversos da região”, elogia o administrador.

Fonte: AGÊNCIA BRASÍLIA, com informações da Ascom São Sebastião

COMPARTILHE AGORA:

Leia também