Ipanema regulariza situação fiscal e GDF paga R$ 6 milhões

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Empresa se comprometeu a depositar os salários dos trabalhadores para que serviços de vigilância e limpeza sejam normalizados em todas as unidades de saúde ainda nesta terça-feira (19)

Negociação contou com secretários e representantes da empresa e de sindicatos de trabalhadores. Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Os serviços de limpeza e segurança nas unidades de saúde serão restabelecidos até o final desta terça-feira (19). A notícia foi anunciada após reunião do alto escalão do Governo do Distrito Federal com representantes de sindicatos de trabalhadores e a empresa Ipanema, que há mais de 15 dias atrasa o pagamento dos salários de mais de 2,1 mil funcionários.

“Não pagamos antes porque havia pendências na documentação. Sem a certidão negativa do FGTS não é possível pagar nada. É a lei”, explicou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto. “Mas agora, como regularizaram a situação fiscal do contrato da Segurança, será possível fazermos o pagamento de cerca de R$ 5 milhões referente às faturas de setembro”, completou.

A empresa também se comprometeu em regularizar os contratos para o pessoal da limpeza até a próxima semana, para que o pagamento possa ser feito com os recursos via Fundo de Saúde. “Vamos depositar ainda nesta terça-feira (19) o salário de todos, limpeza e segurança. Não é nossa intenção prejudicar ninguém. Os serviços serão normalizados”, afirmou Alexandre Araújo, um dos diretores executivos da empresa.

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) também participou da negociação, que ocorreu no gabinete da Casa Civil, no Palácio do Buriti. “Ficamos preocupados em garantir que nenhum dia de paralisação fosse descontado dos trabalhadores e isto conseguimos”, comentou.

Empenho
Vigilante ainda destacou o empenho da atual gestão em resolver situações deixadas por administrações anteriores. “Preciso fazer um elogio público: o governo acertou. Está com bons secretários em pontos estratégicos, pessoas de diálogo”, sentenciou. O distrital ainda informou que ficou acertado com a empresa Ipanema a execução de mutirões de limpeza, com reforço de pessoal, para regularizar os serviços nos hospitais.

Também estiveram presentes à negociação os secretários de Governo José Humberto Pires; de Economia, André Clemente; de Comunicação, Weligton Moraes; o chefe da Casa Civil, Valdetário Monteiro; a diretora do Fundo de Saúde do DF, Beatris Gautério; a presidente do Sindiserviços-DF, Maria Isabel Caetano; e o presidente do Sindicato dos Vigilantes do DF, Francisco Paulo de Quadros.

Fonte: RENATA MOURA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

COMPARTILHE AGORA:

Leia também