Matheus Venzi: Escola do DF ensina meditação e yoga para alunos do ensino fundamental

Por: Matheus Venzi
Créditos da foto: Divulgação/Ideaah

Por Matheus Venzi

A educação cada vez mais tem desenvolvido novas metodologias, principalmente para se adaptar a nova geração de crianças do século XXI. No Distrito Federal, uma escola do Lago Sul está utilizando práticas holísticas, como a yoga e a meditação, com o objetivo de melhorar a concentração e o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos alunos.

De acordo com a mestre em Educação e diretora da escola Ideaah, Alessandra Campos, esses exercícios podem ajudar em aspectos importantes no crescimento das crianças como ansiedade, respiração e relaxamento mental. ““As práticas holísticas permitem que as crianças desenvolvam o autoconhecimento, a resiliência e, inclusive, a harmonia entre o corpo e a mente”, afirma.

A yoga, por exemplo, utiliza movimentos que auxiliam no conhecimento de potencialidades corporais como resistência, força e flexibilidade. Além disso, a prática milenar também melhora o controle das emoções e até a criatividade.  “As duas atividades melhoram a ansiedade, o sono, combatem o estresse e minimizam transtornos psicológicos”, declara Alessandra.

Segundo a especialista em educação infantil, quando a criança consegue se concentrar, todo o estado emocional é melhorado. Com isso, a relação com os outros colegas de classe e até com os familiares é fortalecida. Isso é fundamental para a rotina escolar e socialização dos estudantes.

A meditação e a yoga podem ser realizadas desde muito cedo. Segundo Alessandra, crianças a partir de dois anos já podem começar a praticar. “Em um primeiro momento, elas não vão ficar 10 minutos concentradas na atividade, isso acontece de acordo com maturidade emocional de cada uma. Mas, aos poucos, as crianças vão ficando mais atentas”, conclui a diretora.

COMPARTILHE AGORA:

Leia também