Últimos dias para se inscrever no Instituto Federal de Brasília

O Instituto Federal de Brasília anunciou mais de 450 novas vagas para cursos gratuitos em Brasília.

Com oferta de mais de 2,4 mil vagas em 46 cursos, IFB mantém prazo para inscrição de candidatos até sexta-feira (29)

AGÊNCIA BRASÍLIA *

Segue até o dia 29 (sexta-feira) o prazo de inscrições ao Processo Seletivo 1/ 2020 para o Instituto Federal de Brasília (IFB).  Além da oferta de ensino médio, a instituição, gratuita, tem oportunidades em cursos técnicos e profissionalizantes.

Para esta seleção, há 2.450 vagas em 46 cursos. A seleção efetuada por meio de sorteio eletrônico. O resultado será divulgado em 20 de dezembro, e as matrículas em primeira chamada devem ser feitas de 6 a 9 de janeiro de 2020. Assim como os cursos, a inscrição é gratuita. As aulas estão previstas para começar em 5 de fevereiro de 2020.

Reserva de vagas

Candidatos incluídos na reserva de vagas precisam apresentar a documentação comprobatória até 2 de dezembro deste ano, no campus escolhido para fazer o curso.

As reservas são destinadas a estudantes egressos de escola pública, pessoas com deficiência, candidatos da agricultura familiar, estudantes com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio e, por fim, candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

A comissão do processo seletivo irá analisar os documentos e publicará o resultado preliminar no dia 5 de dezembro. Caso queira contestar, o candidato poderá fazê-lo nos dias 6 e 9 do mesmo mês. O resultado final da lista de candidatos para reserva de vagas será divulgado no dia 12 de dezembro. Quem se candidatar à reserva de vaga e não entregar a documentação comprobatória passará a concorrer, automaticamente, nas vagas destinadas à ampla concorrência.

Confira, abaixo, as modalidades dos cursos oferecidos pelo IFB.

  • Integrado (curso técnico + ensino médio no IFB) – Cursos para estudantes que acabaram de concluir o ensino fundamental. Duração média de três anos.
  • Proeja (curso técnico + ensino médio no IFB) –Para maiores de 18 anos que cursaram o ensino fundamental, mas não concluíram o ensino médio. Duração média de três anos.
  • Concomitante (curso técnico no IFB + ensino médio em outra escola) –Para estudantes que, matriculados no ensino médio em outra escola, poderão frequentar, ao mesmo tempo, as aulas do curso técnico no IFB.
  • Subsequente (pós-médio) –Para quem já concluiu o ensino médio. Duração de um a dois anos.
  • Regime de alternância –O ensino é organizado em função do trabalho, e o estudante alterna períodos regulares de aprendizagem na escola, com períodos de convívio com a comunidade de origem.

 As inscrições on-line devem ser feitas na página do IFB.

Com informações do IFB

COMPARTILHE AGORA:

Leia também