PAS da Unb tem 3,56% de abstenção neste domingo

De acordo com Cebraspe, 61.984 candidatos se inscreveram para prova. Gabarito será divulgado na terça-feira (3).

Por G1 DF

Candidatos realizam provas para ingressar na Universidade de Brasília (UnB) — Foto: Reprodução/TV Globo

Candidatos realizam provas para ingressar na Universidade de Brasília (UnB) — Foto: Reprodução/TV Globo

A aplicação das provas das três etapas do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) terminou, neste domingo (1º). As avaliações foram realizadas de maneira simultânea para todos os Subprogramas vigentes em 2017, 2018 e 2019.

De acordo com informações do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), foram feitas 61.984 inscrições, mas 2.209 candidatos (3,56%) não compareceram às provas. Os participantes tiveram cinco horas para resolver as questões e desenvolver a redação em Língua Portuguesa.

Redação

Cada etapa apresentou um tema diferente para a redação. Os estudantes do PAS 1 tiveram que redigir um texto dissertativo-argumentativo acerca do tema “Aprender a ver a beleza no diferente”.

No PAS 2, com base em textos motivadores, os candidatos deveriam redigir um texto também dissertativo-argumentativo discutindo a contribuição da juventude em ações de ativismo no meio virtual e “nas ruas”.

Já no PAS 3, analisando os textos apresentados na prova como referência e considerando a força social, política e cultural do riso, os participantes deveriam redigir um texto dissertativo-argumentativo que contemplasse a resposta às perguntas de um trecho de O abecedário de Gilles Deleuze, que eram “o que vai nos fazer rir hoje? e “o que nos faz rir no meio de todas essas catástrofes?”.

Gabaritos

Na terça-feira (3), serão divulgados os gabaritos oficiais preliminares das provas deste domingo, a partir das 19h. Será possível interpor recurso contra os gabaritos durante os dois dias subsequentes à publicação, no site do PAS/UnB, por meio de sistema específico.

Vagas

A UnB abriu 4.232 oportunidades para os que realizam a terceira etapa do Subprograma 2017 e ingressam em 2020: 2.112 vagas para o primeiro semestre e 2.120 para o segundo semestre.

Fonte: G1/DF

COMPARTILHE AGORA:

Leia também