Hospital do Gama reabre centro cirúrgico

Fachada do Hospital Regional do Gama, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Espaço estava desativado para manutenção da estrutura, danificada pela chuva. Recuperação foi em tempo recorde

AGÊNCIA BRASÍLIA *

O Hospital Regional do Gama (HRG) reabriu o Centro Cirúrgico nesta segunda (2). O lugar estava desativado para receber manutenção corretiva de recuperação da estrutura, danificada por um vazamento de água da chuva. Os esforços da Secretaria de Saúde garantiram uma recuperação em tempo recorde e o espaço foi entregue antes do prazo previsto.

O primeiro parto após a reabertura do Centro Cirúrgico foi realizado nesta segunda (2), assim que a Vigilância Sanitária e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) avaliaram as obras e liberaram o funcionamento. “Agradecemos a todos os servidores e gestores do HRG, que direta ou indiretamente participaram desta recuperação. O centro cirúrgico do hospital foi entregue depois de oito dias de esforços. É um tempo recorde”, destaca a secretária-adjunta de Assistência à Saúde, Lucilene Florêncio.  

Foto: Secretaria de Saúde/Divulgação

A previsão de término da manutenção era de 20 dias, mas o trabalho conjunto de toda a equipe do hospital e do apoio da rede fez com que o reparo fosse concluído antes da data estipulada. “Essa retomada tão rápida do Centro Cirúrgico só foi possível com a colaboração de todos”, ressaltou o superintendente da Região de Saúde Sul, Lucimir Henrique Maia.

A força-tarefa agilizou a correção das falhas – como a troca do forro de gesso, da rede elétrica e realizadas alterações na tubulação para aumentar a capacidade de escoamento da água. “A organização do trabalho foi a peça-chave para o êxito”, ressalta a diretora do HRG,  Katymara Meira Borges.

Assistência

Foto: Secretaria de Saúde/Divulgação

Durante a manutenção corretiva, foi montado um plano de ação para atender à população. O Pronto-socorro e todas as outras áreas do hospital continuaram atendendo normalmente, à exceção do centro cirúrgico. As cirurgias foram transferidas para outros hospitais, que seguiram um protocolo do plano de emergência da pasta e que mobiliza toda rede.

Nesse período, todos os setores do HRG mantiveram a assistência em funcionamento, sem necessidade de pacientes serem deslocados para outros hospitais. O corpo de técnicos e gestores manteve as ações e se esforçou para garantir toda a assistência.

Humanização
O HRG é a maternidade que mais faz parto Distrito Federal. E tem um diferencial no primeiro acolhimento às pacientes, que é o balcão de atendimento do hospital. O primeiro contato aproxima o servidor e a paciente, pois o balcão sem divisórias torna o atendimento mais humanizado.

Revitalização
A estrutura do Hospital Regional do Gama é antiga e durante muitos anos não recebeu manutenção. Para garantir a melhor assistência ao cidadão e condição de trabalho aos servidores, a Secretaria de Saúde tem executado, desde o início deste ano, uma grande ação de revitalização de toda a rede pública de saúde.

Foto: Secretaria de Saúde/Divulgação

Na atual gestão, o HRG, por exemplo, já recebeu a troca do telhado e do encanamento, impermeabilização, instalação de manta, hidrojateamento, alterações hidráulicas e outros serviços. Houve ainda a manutenção do laboratório, banheiros, radiologia e do Pronto-socorro Infantil.

Com informações da Secretaria de Saúde

COMPARTILHE AGORA:

Leia também