Estado islâmico divulga a execução de 11 cristãos na Nigéria. Veja o vídeo

Por Matheus Venzi

O Estado Islâmico é hoje o grupo jihadista dominante da Nigéria, onde já matou cerca de 30.000 pessoas – 11/12/2018 Yaser Al-Khodor/Reuters

Nesta quinta-feira (26), uma facção nigeriana do grupo terrorista Estado Islâmico divulgou um vídeo de cerca de uma hora onde 11 pessoas são brutalmente executadas. Um homem recebeu um tiro na cabeça e o resto foi decapitado. Na gravação, o grupo jihadista afirma que essas mortes foram uma ‘mensagem para os cristãos do mundo inteiro’.

De acordo com a emissora RTP de Portugal, o grupo nigeriano responsável pelas mortes são de uma cisão do grupo islamista Boko Haram. O vídeo foi gravado em uma localidade no estado de Borno, no nordeste da Nigéria, e divulgado pelo órgão de propaganda do Estado Islâmico.

Segundo a mensagem dos terroristas, todos os 11 cristãos morreram em vingança de um dos líderes do grupo, Abu Bakr al-Bagdhadi, e o porta-voz, Abul-Hasan Al-Muhajir, durante uma operação do exército dos Estados Unidos na Síria.

A missão americana aconteceu ainda este ano, em outubro. Somente dois meses depois, no dia 22 de dezembro, o Estado Islâmico anunciou que iria começar a fazer ataques para vingar as mortes dos companheiros. Desde então, uma série de atos terroristas estão acontecendo em vários países.

No continente africano, os principais alvos são as forças militares e as comunidades cristãs. Os terroristas buscam converter as vítimas ao islamismo e executam quem se recusar.

O papa Francisco repudiou esses ataques através de sua mensagem de Natal nesta quarta (25). A autoridade máxima da igreja católica desejou conforto para as pessoas que são perseguidas por causa da própria religião. 

COMPARTILHE AGORA:

Leia também