Apesar de erros em notas do Enem, Sisu 2020 tem quase 1,5 milhão de inscritos

Por: Laisa Lopes

Número de inscrições supera 2,7 milhões, pois cada estudante opta por até dois cursos. Os resultados serão divulgados no dia 28 de janeiro.

Laísa Lopes/Redação SOS Brasília

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) chegou a 2.772.054 inscrições na manhã desta quinta-feira (23/1), informou o Ministério da Educação (MEC). O número é maior do que o de inscritos — 1.450.608, já que cada estudante pode selecionar até duas opções de curso.

Neste semestre, são 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas de todo o Brasil. A inscrição é gratuita e deve ser feita na página do programa na internet, até o dia 26, domingo.

O MEC alerta que todos os dias, entre meia-noite e 1 hora, o sistema é interrompido para que as classificações de todas as inscrições sejam feitas.

Após surgirem erros na correção do exame, na quarta-feira (22), o Ministério Público Federal enviou uma recomendação ao governo federal para que as inscrições do Sisu 2020 fossem suspensas, e que o cronograma da seleção unificada fosse modificado. O Inep garantiu que revisou as notas dos dois dias de prova e que as inconsistências foram resolvidas. 

Diante disso, o Inep resolveu prolongar o período de inscrições – que seria sexta-feira, 24 – para evitar prejuízos.

O Sisu é a principal forma de acessar o ensino superior público com a nota do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgada na semana passada. Para participar da seleção, é necessário não ter zerado a redação na edição de 2019 do exame. 

Cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar. Também é necessário definir a modalidade na qual o aluno se encaixa – ampla concorrência ou critérios raciais ou sociais.

Confira o cronograma do Sisu 2020:

  • Fim das inscrições: 23h59 de 26 de janeiro (domingo);
  • Resultados: 28 de janeiro;
  • Matrícula ou registro acadêmico nas instituições participantes: 29 de janeiro a 4 de fevereiro;
  • Prazo para participar da lista de espera: 29 de janeiro a 04 de fevereiro;
  • Lançamento da ocupação das vagas pelas instituições participantes: até 7 de fevereiro;
  • Convocação dos candidatos em lista de espera: 07 de fevereiro a 30 de abril
COMPARTILHE AGORA:

Leia também