Mercado imobiliário brasileiro pode crescer mais que o PIB em 2020

Por: Matheus Venzi
Divulgação/COMDONO
Resultado de imagem para Mercado imobiliário brasileiro pode crescer mais que o PIB em 2020
Foto: Blog Moving Imóveis


Por Matheus Venzi/Redação SOS BRASÍLIA

Em alta, o mercado imobiliário brasileiro começou 2020 com força total. Além do aquecimento esperado de todo começo de ano, alguns fatores como a redução da taxa básica de juros (Selic) vêm contribuindo para a retomada do setor.

Após a redução da taxa Selic, a taxa de portabilidade de crédito imobiliário cresceu em 175% em comparação com os 11 primeiros meses de 2018. O Produto Interno Bruto (PIB) da Construção Civil também aumentou em 1,3% no fim de 2019, sendo duas vezes maior que o aumento do PIB total brasileiro, de 0,6%.

Os dados, divulgados pelo FipeZap, também apontaram que 38% dos entrevistados confirmaram o interesse de comprar um imóvel neste trimestre. Dentro desse grupo, 88% desejam comprar para moradia própria, já os outros 12% tem a intenção de investir.

Com a retomada da área, empresas enxergam uma oportunidade de negócio. A startup brasiliense COMDONO foi criada com o objetivo de desburocratizar a compra e venda de imóveis. A plataforma conta, inclusive, com uma calculadora online que simula financiamentos e compara a taxa dos bancos disponíveis.

Por meio do app, a pessoa pode escolher o bairro de interesse, valor disponível para entrada do financiamento, orçamento máximo da prestação e até mesmo se prefere um imóvel pronto ou apenas o projeto. “Depois disso o comprador é direcionado às opções dos bancos. Entre eles, Bradesco, Santander, Caixa, Banco do Brasil, BRB e Itaú”, comenta o especialista em mercado imobiliário Flávio Freitas, que também é sócio do COMDONO.

Por causa da disputa entre os bancos, o consumidor consegue reduzir o valor das parcelas e melhorar as condições de empréstimo com a portabilidade de financiamento. De janeiro à novembro do ano passado, a migração de crédito no setor chegou a R$ 1,46 bilhão segundo a FipeZap.

COMPARTILHE AGORA:

Leia também