Bolsonaro evita comentar fala de Guedes, mas diz que dólar está ‘um pouquinho alto’

Bolsonaro: "Respondo por meus atos" Foto: Jorge William

Bolsonaro: "Respondo por meus atos"
Bolsonaro: “Respondo por meus atos” Foto: Jorge William

Gustavo Maia

BRASÍLIA — Questionado nesta quinta-feira (dia 13) sobre a declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que o dólar mais alto é “bom para todo mundo” e que, com o câmbio mais baixo, “todo mundo” estava indo para a Disney, inclusive “empregada doméstica“, o presidente Jair Bolsonaro redirecionou a pergunta para o autor da fala e disse responder apenas pelos próprios atos. Sobre o valor da moeda americana, ele disse achar, “como cidadão”, que está “um pouquinho alto“.

— Pergunta para quem falou isso. Eu respondo pelos meus atos — declarou Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada.

Ao ser indagado se concorda com a afirmação de Guedes, o presidente repetiu que responde pelos seus atos. Na sequência, ele foi instado a opinar sobre o atual patamar do câmbio do dólar, que encerrou esta quarta-feira vendido a R$ 4,3505, em alta de 0,55% – o quarto recorde consecutivo em relação ao real.

— Eu, de vez em quando, eu converso com o Roberto Campos (presidente do Banco Central). Vocês sabem que eu entendo para burro de economia, sabem disso. E está dando certo a economia porque eu não interfiro. Por exemplo, quando acaba a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), quando decide 4,25 (%, na taxa Selic), daí eu converso com o Roberto Campos: “Roberto, o que aconteceu?”. Depois que aconteceu — comentou.

E então deu sua opinião sobre o dólar:

—Dólar, eu, como cidadão, (acho que) está um pouquinho alto, né? Está um pouquinho alto o dólar.

Guedes x dólar

O ministro da Economia fez as declarações durante palestra em um evento em Brasília, na noite de quarta-feira.

— O câmbio não está nervoso, (o câmbio) mudou. Não tem negócio de câmbio a R$ 1,80. Todo mundo indo para a Disneylândia, empregada doméstica indo para Disneylândia, uma festa danada. Pera aí. Vai passear ali em Foz do Iguaçu, vai passear ali no Nordeste, está cheio de praia bonita. Vai para Cachoeiro do Itapemirim, vai conhecer onde o Roberto Carlos nasceu, vai passear no Brasil, vai conhecer o Brasil. Está cheio de coisa bonita para ver — declarou Guedes.

Para ele, o mix de juros baixos e câmbio alto é bom, porque aumenta as exportações e substitui importações, inclusive no turismo. Ao continuar o discurso, o ministro afirmou:

— Antes que falem: “Ministro diz que empregada doméstica estava indo para Disneylândia”. Não, o ministro está dizendo que o câmbio estava tão barato que todo mundo está indo para a Disneylândia, até as classes sociais mais…

Resultado de imagem para ministro guedes empregada doméstica
Ministro Paulo Guedes: empregadas domésticas estão indo para a Disney (foto: O Globo)

Fonte: Extra.Globo

Nota da redação do SOS em razão da declaração do Ministro Guedes:

“BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSQUITO”

Em tempo: o recado vale para “aqueles” que a carapuça servir

Ricardo Noronha, jornalista, editor chefe do SOS BRASÍLIA

COMPARTILHE AGORA:

Leia também