DF é destaque na redução de crimes violentos no Brasil em 2019

Capital federal possui a quarta menor taxa de mortes violentas do país, de acordo com dados do Monitor da Violência

AGÊNCIA BRASÍLIA

Resultado de imagem para DF é destaque na redução de crimes violentos no Brasil em 2019
Foto: Agencia Brasília

Em recente levantamento divulgado pelo Monitor da Violência, o Distrito Federal figura como uma das unidades da federação com menor taxa de crimes violentos letais intencionais do Brasil. O Monitor tem como objetivo produzir dados para discutir a violência e apontar soluções. O estudo, realizado pelo Portal G1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontou ainda a redução de 19% nestes crimes no Brasil, de 51.558 em 2018 para 41.635 ano passado.

O DF registrou, em todo ano passado, índice de 14.6 crimes violentos por cem mil habitantes, de acordo com o Monitor. O índice é uma metodologia internacional para aferir o nível de violência de determinado lugar, relacionando o número da criminalidade com a população. Em números absolutos foram 436 vítimas deste tipo de crime no período analisado.

A capital do país está em quarto lugar entre os estados que registraram menor número de crimes violentos no ano passado, atrás de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais. No entanto, os dados do G1 não incluem as mortes em decorrência de intervenção policial e, como o DF possui um número muito baixo deste tipo de crime, é possível que o índice local seja ainda melhor. Os meses de fevereiro, julho e agosto registraram os menores índices no DF ao longo de 2019. 

De acordo com o secretário de Segurança, delegado Anderson Torres, o DF é referência para outros estados quando o assunto é solução de crimes violentos, uso da inteligência no enfrentamento ao crime organizado e trabalho integrado das forças de segurança. “Estudamos as circunstâncias de cada crime e atuamos com foco em locais críticos. Ano passado atingimos a marca de menor índice de crimes violentos letais intencionais em 35 anos no DF”.

Metas e resultados

Uma das medidas estratégicas implementadas, desde o início do ano passado, pela SSP para conter a criminalidade foi a estipulação de metas e a cobrança de resultados até o ano de 2022. Em 2019, o objetivo era fechar o ano com a taxa de 13,4 mortes para cada 100 mil habitantes. Porém, a taxa foi ainda menor: 13/100 mil, um cenário muito próximo da meta estimada para 2020, que é de 12,9/100 mil.

Resultado de imagem para DF é destaque na redução de crimes violentos no Brasil em 2019
Índice nacional aponta queda

FÓRUM BRASILEIRO DA SEGURANÇA PÚBLICA

MONITOR DA VIOLÊNCIA

SEGURANÇA

COMPARTILHE AGORA:

Leia também